Abuso de autoridade

Rogério Carvalho cobra apuração do CNJ após ação contra Cid Gomes

Senador cobra apuração do órgão por possível abuso de autoridade de juiz de primeira instância que autorizou ação de busca e apreensão em endereços do senador Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes sem acionar o STF
Rogério Carvalho cobra apuração do CNJ após ação contra Cid Gomes

Foto: Alessandro Dantas

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pediu, nessa quinta-feira (16), que a Presidência do Senado questione o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a atuação do juiz de primeira instância Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, da 32ª Vara Federal Criminal do Ceará, que autorizou a busca e apreensão em imóveis ligados ao senador Cid Gomes (PDT-CE) e ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sem acionar o STF, já que se trata de um parlamentar.

Para o senador, o magistrado pode ter cometido abuso de autoridade ao admitir a ação. Para ele, é preciso que o CNJ apure se houve lawfare – uso do sistema de justiça para promover perseguição.

De acordo com Rogério Carvalho, é inadmissível que questões políticas possam definir a atuação de um agente do Poder Judiciário.

“Nós não podemos deixar isso sem que seja avaliado de forma criteriosa e definitiva para que esses abusos [de autoridade] parem de acontecer. Nenhum poder pode ser utilizado de forma abusiva e de forma intempestiva para prejudicar”, advertiu Rogério Carvalho.

O ex-presidente Lula manifestou solidariedade logo após o anúncio da ação de busca e apreensão nos imóveis ligados ao senador Cid Gomes e ao ex-ministro Ciro Gomes. Lula destacou, na nota, o fato de a operação ter sido autorizada sem ao menos Cid e Ciro Gomes terem sido intimados para depor.

“Quero prestar minha solidariedade ao senador Cid Gomes e ao pré-candidato a presidente Ciro Gomes, que tiveram suas casas invadidas sem necessidade, sem serem intimados para depor e sem levar em conta a trajetória de vida idônea dos dois. Eles merecem ser respeitados”, declarou Lula nas redes sociais.

To top