Lula Livre

Governadores assinam abaixo-assinado por Lula Livre

Governadores da Bahia e do Piauí visitaram ex-presidente nesta quinta (27); Lurian, filha de Lula, também deixou seu apoio à campanha que será entregue ao STF
:: Agência PT de Notícias28 de junho de 2019 10:34

Governadores assinam abaixo-assinado por Lula Livre

:: Agência PT de Notícias28 de junho de 2019

Os governadores da Bahia, Rui Costa, e do Piauí, Wellington Dias, visitaram Lula nesta quinta-feira (27) em Curitiba e, logo após o encontro, assinaram o abaixo-assinado que pede a anulação dos julgamentos que levaram o ex-presidente ao cárcere político – o documento será endereçado ao Supremo Tribunal Federal.

A iniciativa, organizada Comitê Nacional Lula Livre, foi motivada após a denúncia publicada pelo site The Intercept sobre a a atuação de Sérgio Moro como chefe das investigações e comandante e dos procuradores da Lava Jato  “por meio de aconselhamentos, repreensões e orientações, repassando conteúdos de decisões antes que fossem tomadas, dicas de supostas provas, e determinando ordem das fases da operação”.

O escândalo foi um dos temas abordados pelos governadores com o ex-presidente. “A expectativa da maioria absoluta do povo nordestino é de que se faça justiça. Se todos nós sabíamos da absoluta inocência de Lula, depois destas últimas notícias ficou escancarado para o mundo inteiro a falta de respeito à lei e à Constituição daqueles que o condenaram”, reiterou Costa.

Dias, no entanto, confidenciou que os desdobramentos jurídicos não são a única preocupação de Lula no momento. “Ele voltou a pedir que a nossa missão principal seja levar mensagem de esperança pelo Nordeste e seguir acreditando em nosso povo e é isso que vamos fazer”.

Os governadores também detalharam ao ex-presidente os trâmites em andamento para tirar do papel o Consórcio do Nordeste, cujo objetivo é buscar maior autonomia da região em relação ao desgoverno de Jair Bolsonaro. “Em nome dos nove governadores, nos comprometemos a lutar para que o Consórcio do Nordeste viabilize políticas públicas coerentes com o legado que aprendemos durante os governos do PT”, explicou Costa.

Confira a íntegra da matéria

Leia também