Por 50 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção, o plenário aprovou nesta terça-feira (10/12) a indicação de Nilton José Schneider David para exercer o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central. Ele vai substituir Gabriel Galípolo, que teve o nome aprovado pelo Senado para a presidência do BC e assumirá o cargo em janeiro de 2025, no lugar de Roberto Campos Neto. A aprovação da MSF 58/2024, que teve parecer do senador Rogério Carvalho (PT-SE), será comunicada à Presidência da República.
Os senadores também aprovaram outras duas indicações para diretorias do BC. A indicação de Izabela Moreira Correa (MSF 59/2024), na vaga decorrente do término do mandato de Carolina de Assis Barros, recebeu 48 votos favoráveis e 3 votos contrários.
Por sua vez, a indicação de Gilneu Francisco Astolfi Vivan (MSF 60/2024), na vaga decorrente do término do mandato de Otávio Ribeiro Dâmaso, foi aprovada por 53 votos favoráveis e 3 votos contrários. A aprovação dessas indicações também será comunicada à Presidência da República.
Os nomes dos três indicados ao BC foram aprovados anteriormente em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Em sabatina, comissão aprova três indicações do governo Lula ao Banco Central
Criado em 1964, o Banco Central é uma autarquia federal que tem por objetivo assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
Com informações da Agência Senado