ano legislativo

Senado elege nova Mesa Diretora; Humberto Costa será 2º vice-presidente

Senadores destacam papel da Casa na história do país e na defesa da democracia nos últimos anos. PT garante lugar nos espaços de decisão

Agência Senado

Senado elege nova Mesa Diretora; Humberto Costa será 2º vice-presidente

Davi Alcolumbre foi eleito presidente do Senado para o biênio 2025-2027. Humberto Costa ficou com a 2ª vice-presidência

O Senado Federal elegeu neste sábado (1º/2) a nova Mesa Diretora que coordenará os trabalhos da Casa durante o biênio 2025-2026. A Mesa do Senado foi renovada com a eleição do presidente Davi Alcolumbre (União-AP), dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes para mandato de dois anos.

O Partido dos Trabalhadores será representado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que ocupará a 2ª vice-presidência.

“É uma enorme honra poder ser o primeiro senador pernambucano a ocupar um cargo na Mesa Diretora da Casa nesta legislatura”, disse o senador Humberto.

“Esse é um ano muito importante. Como disse o presidente Lula, esperamos que esse ano seja a grande colheita das ações que fizemos ao longo desses dois anos. Além disso, teremos grandes debates no Senado. Entre eles, a luta pela isenção do imposto de renda para as pessoas que ganham menos de R$ 5 mil e a escala de trabalho que supere a 6×1. Será um ano muito importante para nós e para o Brasil”, completou Humberto.

Rogério Carvalho assume liderança do PT no Senado

A eleição dos novos membros da Mesa Diretora ocorre no dia 1º de fevereiro por determinação do Regimento Interno do Senado Federal. A regra vale especificamente para a troca de presidentes na metade da legislatura – ou seja, dois anos após a posse dos senadores.

O presidente do Senado é chefe do Poder Legislativo. É ele quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso em caso de decretação de estado de Defesa Nacional ou de Intervenção Federal. É ele também que recebe os pedidos de impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da Casa e do Congresso.

PT no Senado define novo líder e prioridades de 2025 em primeira reunião do ano

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), enfatizou o apoio do partido à candidatura do senador Davi Alcolumbre pelo seu perfil articulador e pela garantia de protagonismo tanto aos líderes partidários quanto aos do governo.

“Conversando com Davi Alcolumbre, ele me disse uma frase que eu considero basilar para estabelecer a linha sob a qual ele vai se conduzir à frente do Senado da República. Ele disse que quem foi eleito para presidir o Brasil foi o presidente Lula – o povo o escolheu – e que ele não vai criar nenhum tipo de dificuldade – porque aqui não é só o presidente Lula quem governa o Brasil, é o presidente Lula e os representantes das casas legislativas – e vai buscar o entendimento e a construção dos caminhos para que a gente possa fazer deste país o que ele é e o que ele tem vocação para ser: o grande Brasil, que é o que nós somos”, enfatizou Rogério.

Em nota, o presidente Lula parabenizou o senador Davi Alcolumbre pela vitória na eleição para a presidência do Senado. De acordo com Lula, “um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia”.

“Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na Presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) disse ter a confiança de que Davi Alcolumbre conduzirá, com a experiência que tem, os trabalhos do Senado no rumo certo.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou o senador Davi Alcolumbre lembrando a responsabilidade da Casa com o aprimoramento das condições econômicas, produtivas e ambientais do país, gerando emprego, renda e sustentabilidade.

Líderes elogiam Rodrigo Pacheco

Antes do início do processo de votação da nova Mesa Diretora, diversos líderes destacaram o papel fundamental do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na manutenção da democracia e na garantia de um ambiente que permitisse a retomada do crescimento econômico do país durante o governo Lula.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, elogiou a postura de Pacheco ao longo dos últimos quatro anos, destacando a postura do Senado diante do que chamou de um “dos momentos mais duros da nossa história”.

“Eu cito dois momentos marcantes para estarmos, neste tempo, vivendo num regime democrático e vivendo a retomada de um país que volta a ser grande, volta a ser o gigante que está acordado. O primeiro, no momento da pandemia, quando tomou a iniciativa de apresentar o projeto de lei das vacinas e criamos a CPI da Covid. O segundo quando acolheu o debate da defesa da democracia e assumiu o protagonismo da defesa da democracia como uma grande frente política suprapartidária. Esse foi um momento de grande importância para estarmos aqui hoje vivendo em plena democracia, retomando a normalidade institucional”, destacou o líder do PT.

O líder do Governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que Rodrigo Pacheco cumpriu com enorme dedicação a missão de presidir o Senado.

“É com alegria. Com enorme honra e orgulho que digo. Vossa Excelência cumpriu sua missão com amor, dedicação, zelo aos brasileiros e à democracia”, disse.

O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também salientou a postura de Rodrigo Pacheco na defesa da democracia ao longo dos quatro anos como presidente do Senado.

“Agradeço Vossa Excelência pela postura ampla, aberta e serena. Acima de tudo de defesa da democracia. O presidente Lula tem uma gratidão por Vossa Excelência, pelos membros dessa Casa. Em nome do governo, agradeço Vossa Excelência”, destacou.  

Início dos trabalhos legislativos

A inauguração dos trabalhos legislativos de 2025 está marcada para esta segunda-feira (3/2), às 16h. Senadores e deputados se reúnem em sessão solene para abrir a 3ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura — o que corresponde ao terceiro dos quatro anos que compõem a legislatura iniciada em 2023.

A sessão ocorre no plenário da Câmara dos Deputados, e será conduzida pelo novo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre.

To top