Neste ano, a queda de dois edifícios resultou na morte de 20 pessoas nas cidades de Olinda e Paulista, em Pernambuco. A situação motivou a aprovação de uma diligência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Humberto Costa (PT-PE), para verificar a atual situação desses moradores. O requerimento foi aprovado pelo colegiado nesta quarta-feira (2/8).
De acordo com o senador, autor do requerimento, pelo menos 286 prédios estão interditados pela Defesa Civil, deixando seus moradores em completa situação de vulnerabilidade social.
“Mais de 40 mil cidadãos ainda vivem em situação de risco nessas habitações. Precisamos envolver o Senado na busca pelo fim dessas tragédias e na busca de uma solução para as famílias”, declarou o senador Humberto Costa.
O parlamentar ainda apontou que cada um dos 286 prédios interditados conta com 16 blocos, onde moravam mais de 18,3 mil pessoas.
“Existem ainda prédios não interditados nos quais residem 4,8 mil famílias, correspondentes a 19,2 mil cidadãos, que se encontram sob risco permanente de desabamento”, alertou o parlamentar.
A data da diligência ainda não foi marcada.