Petrobras

Senador defende aumento da produção de petróleo em Sergipe

Retomada desse e de outros investimentos para o estado é prioridade nesse início do ano, afirmou Rogério Carvalho

Senador Rogério Carvalho

Senador defende aumento da produção de petróleo em Sergipe

Foto: Alessandro Dantas

Sergipe é um dos cinco estados que mais produzem petróleo por número de habitantes no Brasil. É, também um dos cinco que mais extraem o óleo negro em terra, com 8,8% da produção nacional. Mas, como o resto do país, passou por um processo de desinvestimento no setor. Para se ter uma ideia, em setembro de 2022 a produção somou 476,6 barris por dia (bpd), uma redução de 93,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os números fazem parte de estudo da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com a mudança de governo, e de orientação na área de energia, a expectativa é de que voltem os investimentos na exploração de petróleo. É o que defende o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que deve conversar nos próximos dias com o presidente indicado da Petrobras, Jean Paul Prates (PT-RN), também senador, cujo mandato se encerra no final de janeiro.

“Sentarei com o presidente Jean Paul para antecipar a implantação de novas plataformas de petróleo em Sergipe, porque isso estava previsto para 2018, mas foi adiado para 2026. E o governo estadual não fez nada para evitar isso”, criticou o senador. Rogério Carvalho também defende a retomada da base de operações da empresa em Sergipe, alegando que o estado possui as maiores reservas petrolíferas da região.

Gás, carnalita e cimento
Na reunião, o parlamentar também vai em busca da ampliação da produção de gás no seu estado. Em setembro, Sergipe alcançou 178 mil metros cúbicos (m³), mas igualmente sofreu queda – mais de 85% – na comparação com o ano anterior. Em entrevista na segunda-feira (16) à rádio Cidade FM, de Santo Amaro das Brotas, leste de Sergipe, Rogério Carvalho defendeu a exploração ampliada do gás e também da carnalita, mineral de onde se extrai o potássio, principal matéria prima na fabricação de fertilizantes.

“Precisamos retomar a exploração da carnalita e ter a produção de gás, porque vai aumentar com os novos dois campos da Petrobras. E, junto ao terminal de gás, novas fábricas de fertilizantes nitrogenados para que a gente possa gerar emprego e trazer riquezas”, destacou o senador. Ao ressaltar que a carnalita do Sergipe representa vantagens desde a extração ao escoamento, Rogério Carvalho concluiu que o mineral “é uma alternativa mais segura, econômica e viável do que se aventurar na exploração do potássio que tem na Amazônia”.

Focado no desenvolvimento econômico de Sergipe, o senador conta que tem mantido conversas com várias autoridades nesse início de ano. Além da reunião com Jean Paul Prates, Rogério Carvalho disse que em breve vai procurar o presidente Lula para falar da exploração mineral no estado, “que tem minas de calcário grandes e capazes de manter a produção de cimento por décadas”, acrescentou.

Entre uma conversa e outra, o senador encontrou também os ministros Renan Filho, dos Transportes, e Marcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência da República. E aproveitou para mandar um recado para a população do leste e do sul do estado: “tive uma reunião com o ministro dos Transportes e trago boas notícias! A retomada das obras da BR-101, do trecho entre Carmópolis e Laranjeiras e, em breve, o trecho de Estância à Cristinápolis”.

To top