Agência Brasil

A inflação do grupo alimentação e bebidas registrou, em janeiro, a menor alta para o mês em duas décadas, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi destacado nesta quarta-feira (11/2) por senadores do PT, que atribuíram o desempenho às políticas econômicas adotadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o levantamento, o grupo desacelerou para 0,23% em janeiro no Brasil. É a menor variação para o mês desde 2006, dentro da série histórica do IPCA, índice oficial de inflação do país. Alimentação e bebidas é considerado o principal grupo do indicador, por ter o maior peso no orçamento das famílias, especialmente das de menor renda.
A líder do PT no Senado, Augusta Brito (CE), afirmou que o resultado tem impacto direto na vida da população.
“A desaceleração da inflação de alimentos e bebidas é algo muito significativo para as famílias brasileiras. Estamos falando do item que mais pesa no orçamento de quem ganha menos. O combate à inflação tem sido prioridade do governo, com medidas para garantir estabilidade, estimular a produção, recompor estoques e enfrentar a carestia. Esse resultado mostra que essas políticas estão produzindo efeitos concretos na mesa do povo. Controlar o preço dos alimentos é, antes de tudo, uma política social”, declarou.
O senador Humberto Costa (PT-PE) também ressaltou a relevância do dado, sobretudo diante de um cenário internacional adverso.
“A desaceleração nesse segmento é algo importantíssimo porque segue refletindo a tendência de queda de algo extremamente sensível à população brasileira, que é a alimentação. Comida mais barata é um compromisso do presidente Lula. No ano passado, tivemos tarifaço dos Estados Unidos, reflexos climáticos pesados sobre a produção e, ainda assim, não só batemos recorde de exportação no setor agropecuário como estamos reduzindo a pressão inflacionária no mercado interno. É algo extraordinário o que o nosso governo está conseguindo fazer. E quem ganha com isso é o nosso povo”, afirmou.
Na mesma linha, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) avaliou que o desempenho reflete a estratégia adotada pelo governo Lula para fortalecer o mercado interno.
“Esse desempenho reflete os efeitos das políticas econômicas que o governo Lula tem executado, com o fortalecimento da produção interna, estímulo à oferta de alimentos e ações para reduzir custos em itens essenciais. É um sinal claro de que, mesmo num cenário global ainda desafiador, o Brasil está conseguindo estabilizar preços que mais impactam o bolso dos mais vulneráveis”, disse.
Ele acrescentou que o governo seguirá priorizando a recuperação econômica com foco social. “Seguimos trabalhando para consolidar esse caminho de recuperação econômica com justiça social, proteção ao poder de compra da população e um Brasil mais forte para todos”, completou.
Dentro do grupo alimentação e bebidas, o subgrupo alimentação no domicílio desacelerou para 0,10% em janeiro, após registrar 0,14% em dezembro. O IBGE destacou, no mês, as quedas nos preços do leite longa vida (-5,59%) e do ovo de galinha (-4,48%), itens de grande consumo popular e que têm peso relevante no orçamento das famílias.



