Alessandro Dantas

Teresa Leitão e Fabiano Contarato elogiaram a condução do governo para reverter o tarifaço de Trump
A política de diálogo e diplomacia ativa do governo federal alcançou uma importante vitória no cenário comercial internacional. Em resposta às negociações conduzidas pelo Brasil, o governo norte-americano anunciou a redução e, em alguns casos, a isenção de tarifas que haviam sido impostas de forma unilateral e severa sobre diversos produtos brasileiros. A decisão representa um alívio imediato e um respiro para setores cruciais da economia nacional, como café, carne e frutas.
A medida mais recente reduz ou zera a sobretaxa de 10% que estava em vigor desde abril de 2025 para alguns produtos agrícolas. O governo segue negociando, sem abrir mão da soberania nacional, pela retirada da tarifa adicional de 40% imposta em agosto.
Senadores petistas celebraram o resultado, destacando o papel essencial do presidente Lula na condução das relações externas e na defesa dos interesses nacionais.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) enfatizou a vitória da soberania e do diálogo:
“É uma demonstração da força do diálogo, do respeito e da capacidade de liderança do presidente Lula. Enquanto alguns colocaram seus próprios interesses acima do país, o nosso governo agiu para proteger a economia e o povo com seriedade e responsabilidade. Nossa soberania é inegociável”, disse a senadora”
O senador Humberto Costa (PT-PE) ressaltou que a medida devolve à normalidade as relações bilaterais, após um período de tensões. “O diálogo e a diplomacia ativa e altiva do Brasil estão devolvendo à normalidade nossas relações com os Estados Unidos, após uma série de ataques e falsidades perpetrados por traidores da pátria. Vamos voltar a exportar firmes e fortes, gerando empregos e riquezas ao nosso país”, disse o senador.
A redução tarifária traz alívio imediato para os estados mais afetados pelo chamado ‘tarifaço’. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) celebrou o impacto positivo na economia capixaba, especialmente no setor cafeeiro. “Depois de vários passos de negociação, os Estados Unidos decidiram reduzir as tarifas para café e carne, entre outros produtos. Uma vitória da diplomacia brasileira e, sobretudo, dos produtores do nosso país, que agora podem seguir mais aliviados. O Espírito Santo era o segundo estado mais afetado pelo tarifaço, especialmente pela força da nossa produção de café. Essa decisão traz fôlego para milhares de famílias capixabas e fortalece a economia do nosso estado,”



