O presidente Lula recriou, nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto em janeiro de 2019 pelo governo anterior. O Consea é um órgão de assessoramento direto da Presidência da República para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.
“Temos que manter a capacidade de nos indignarmos com as coisas que estão erradas, porque quando perdemos essa indignação, não temos forças para fazer as coisas que precisamos. E combater a fome é muito sério. As pessoas têm vergonha de dizer que não almoçaram ou jantaram”, disse o presidente Lula, durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
O Consea voltou, para atuar no combate à fome com alimentação de qualidade, saudável e nutritiva, um direito constitucional do povo brasileiro.
🎥: Audiovisual/PR pic.twitter.com/GTcpfGj5EW
— Lula (@LulaOficial) February 28, 2023
A nutricionista, pesquisadora e professora Elisabetta Recine será a presidente do colegiado. Ela voltará a comandar o Consea, após presidi-lo entre 2017 e 2018. A pesquisa ainda coordena o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília.
O Consea é um órgão de assessoramento direto da Presidência da República para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.
Com a reinstalação do Consea, a Presidência da República volta a contar com a assessoria da sociedade civil nas ações de combate à fome e promoção da alimentação de qualidade no Brasil. Os membros ajudam a construir e a monitorar a execução de políticas públicas voltadas para esse tema.
Em 2022, 33,1 milhões de brasileiras e brasileiros não tinham suas necessidades alimentares básicas atendidas. Seis em cada dez brasileiros (58,7% da população) convivia com algum grau de insegurança alimentar.
“A volta do Consea é uma decisão do presidente Lula que precisa ser destacada. O Conselho é essencial para o combate à fome no país e para a garantia da segurança alimentar no Brasil”, destacou a senadora Teresa Leitão (PT-PE). “O Consea havia sido extinto no início de 2019, no governo Bolsonaro. Felizmente, esse tempo ficou para trás”, completou.
Rogério Carvalho (PT-SE), primeiro-secretário do Senado, usou como exemplo a realidade do estado de Sergipe para mostrar a importância e a urgência da retomada das atividades do Consea.
“Sergipe é um dos cinco estados brasileiros que mais sofrem com a fome. 71% dos lares sergipanos têm alguma situação de insegurança alimentar. Isso é grave. É para eles também que a volta do Consea é tão importante. Estamos com Lula nesta luta”, enfatizou o senador.
Trago notícias das boas, mestres! O programa que garante a produção de alimentos saudáveis no Brasil está de volta? Segue o fio 🧶 pic.twitter.com/wvIiwD1AAu
— Senador Beto Faro (@BetoFaroPT) March 1, 2023
Banquetaço em todo o Brasil
Para celebrar a retomada das atividades do Consea, diversas organizações sociais realizaram, nesta segunda-feira (27), um banquetaço em mais de 40 cidades do Brasil.
O primeiro Banquetaço Nacional ocorreu justamente em 27 de fevereiro de 2019, como forma de protesto contra a extinção do Consea.
Agora, conselheiros, pesquisadores, cozinheiros, chefs de cozinha, plantadores, coletores, ativistas e artistas se juntaram, mais uma vez, para distribuir refeições e informações, mas em um clima de festa e celebração.