Combate a fome

PT no Senado celebra retorno do Conselho de Segurança Alimentar

Iniciativa pretende fortalecer o combate à fome no Brasil, um dos legados do governo anterior
PT no Senado celebra retorno do Conselho de Segurança Alimentar

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula recriou, nesta terça-feira (28), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto em janeiro de 2019 pelo governo anterior. O Consea é um órgão de assessoramento direto da Presidência da República para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

“Temos que manter a capacidade de nos indignarmos com as coisas que estão erradas, porque quando perdemos essa indignação, não temos forças para fazer as coisas que precisamos. E combater a fome é muito sério. As pessoas têm vergonha de dizer que não almoçaram ou jantaram”, disse o presidente Lula, durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

A nutricionista, pesquisadora e professora Elisabetta Recine será a presidente do colegiado. Ela voltará a comandar o Consea, após presidi-lo entre 2017 e 2018. A pesquisa ainda coordena o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan) da Universidade de Brasília.

O Consea é um órgão de assessoramento direto da Presidência da República para formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com a reinstalação do Consea, a Presidência da República volta a contar com a assessoria da sociedade civil nas ações de combate à fome e promoção da alimentação de qualidade no Brasil. Os membros ajudam a construir e a monitorar a execução de políticas públicas voltadas para esse tema.

Em 2022, 33,1 milhões de brasileiras e brasileiros não tinham suas necessidades alimentares básicas atendidas. Seis em cada dez brasileiros (58,7% da população) convivia com algum grau de insegurança alimentar.

“A volta do Consea é uma decisão do presidente Lula que precisa ser destacada. O Conselho é essencial para o combate à fome no país e para a garantia da segurança alimentar no Brasil”, destacou a senadora Teresa Leitão (PT-PE). “O Consea havia sido extinto no início de 2019, no governo Bolsonaro. Felizmente, esse tempo ficou para trás”, completou.

Rogério Carvalho (PT-SE), primeiro-secretário do Senado, usou como exemplo a realidade do estado de Sergipe para mostrar a importância e a urgência da retomada das atividades do Consea.

“Sergipe é um dos cinco estados brasileiros que mais sofrem com a fome. 71% dos lares sergipanos têm alguma situação de insegurança alimentar. Isso é grave. É para eles também que a volta do Consea é tão importante. Estamos com Lula nesta luta”, enfatizou o senador.

Banquetaço em todo o Brasil
Para celebrar a retomada das atividades do Consea, diversas organizações sociais realizaram, nesta segunda-feira (27), um banquetaço em mais de 40 cidades do Brasil.

O primeiro Banquetaço Nacional ocorreu justamente em 27 de fevereiro de 2019, como forma de protesto contra a extinção do Consea.

Agora, conselheiros, pesquisadores, cozinheiros, chefs de cozinha, plantadores, coletores, ativistas e artistas se juntaram, mais uma vez, para distribuir refeições e informações, mas em um clima de festa e celebração.

 

To top