Viva o SUS

Senadores destacam importância do SUS na vida dos brasileiros

Parlamentares utilizaram as redes sociais para enfatizar importância de um sistema público de saúde forte e eficiente após atendimento ao ex-presidente Jair Bolsonaro

Rafael Nascimento/MS

Senadores destacam importância do SUS na vida dos brasileiros

O presidente Lula, e o ministro Alexandre Padilha, entregaram, em março deste ano, 789 novas ambulâncias do SAMU

Os senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Humberto Costa (PT-PE) ressaltaram a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta sexta-feira (11/4) após a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria passado mal durante agenda na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, e ter necessitado de socorro do sistema de saúde pública.

Logo após o ocorrido, Bolsonaro foi transportado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e deslocado por um helicóptero disponibilizado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para a capital do estado, Natal.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, lembrou o desmonte da saúde pública promovido pela gestão Bolsonaro, que precisou ser reconstruído pelo governo Lula, e a importância do sistema para garantir atendimento médico a todos os brasileiros.

“Passou anos atacando o SUS, cortando verbas, desacreditando profissionais, dizendo que nosso sistema de saúde era um fracasso. Mas na hora do aperto, adivinha quem salvou a vida? O mesmo SUS que ele tentou desmontar”, pontuou Rogério.

Já o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, lembrou que o serviço público de saúde está disponível para todos os cidadãos.

“O SUS cuida de todos os brasileiros, sem discriminação. Bolsonaro está no RN e passou mal. Foi socorrido por um serviço que ele tentou sucatear: o Samu. O trasladado para Natal foi feito por um helicóptero, da Secretaria de Segurança do RN, estado governado pelo PT. Viva o SUS!”, enfatizou Humberto.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também se manifestou nas redes sociais afirmando ter determinado “total empenho e a adoção de todas as providências necessárias por parte das equipes das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública do Rio Grande do Norte para prestar assistência ao ex-presidente da República”.

Governo Lula reforçou o SUS na atual gestão

Após anos de descaso, o presidente Lula iniciou o terceiro mandato reconstruindo e aprimorando o SUS. Programas abandonados, como o Farmácia Popular, foram retomados e fortalecidos desde que o PT voltou à Presidência da República.

Mais recentemente, o Governo Federal realizou a entrega de 789 ambulâncias para renovação e ampliação da frota do SAMU pelo país. Foram 559 beneficiadas em 21 estados brasileiros.

O Ministério da Saúde não entregava unidades desse tipo desde 2018.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que, com entrega dos veículos, o governo se aproxima ainda mais da universalização do serviço.

“Vamos chegar até o final desse mandato com mais 2.300 ambulâncias do SAMU entregues e vamos universalizar o serviço. Pessoas de cada canto desse país vão poder ligar 192 e serem atendidas com rapidez”, afirmou.   

To top