Descaso

Senadores criticam ações de despejos durante pandemia

Parlamentares teceram críticas ao fato de famílias serem despejadas de suas residências em meio à pandemia de Covid-19. Rogério Carvalho defende projeto de sua autoria que proíbe realização de despejos. Jean Paul Prates critica "hipocrisia" do governo que apresenta medidas apenas para os ricos
Senadores criticam ações de despejos durante pandemia

Foto: Agência Brasil

Os senadores do PT criticaram a “insensível” e “perversa” ação de despejos de famílias em meio à pandemia do novo Coronavírus. Reportagem exibida na noite do último domingo (23), pela Rede Globo, destaca a migração de famílias em situação de vulnerabilidade para ocupações em diversas cidades do País.

Durante o período de calamidade pública, o Congresso Nacional havia aprovado proposta que impedia a realização de despejos por atraso no pagamento de aluguel durante a pandemia. Mas, Bolsonaro vetou a proposta.

Na última semana, o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial. Com isso, os despejos decididos por liminares estão proibidos até 30 de outubro, nas ações ajuizadas a partir do dia 20 de março.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder da bancada, apresentou o Projeto de Lei (PL 3224/2020) com intuito de impedir a concessão de medida liminar ou a execução de sentença de despejo ou desocupação de imóvel urbano, residencial ou comercial durante a pandemia de Covid-19.

“É tempo de solidariedade e mãos dadas para superarmos os tristes efeitos da pandemia”, apontou.

Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN) classificou como “revoltante” a hipocrisia dos “falsos puritanos” do governo Bolsonaro que, em meio à pandemia, tem se solidarizado apenas com a situação dos ricos e abandonado os mais pobres à própria sorte.

“As cenas de um ‘Brazil’ insensível e perverso que se miserabiliza minuto a minuto devorando vorazmente conquistas sociais e se dizendo ‘Deus acima de tudo’. Revoltante a hipocrisia e a cara de pau destes falsos puritanos e liberais de fachada: querem o governo só para ajudar ricos”, criticou o senador.

 

To top