Internacional

Senadores do PT festejam vitória das forças democráticas na França

PT no Senado celebrou resultado das eleições legislativas na França, com êxito das forças democráticas, que impediram a extrema direita de assumir o poder

Reprodução

Senadores do PT festejam vitória das forças democráticas na França

Franceses tomam as ruas de Paris para celebrar resultado das eleições

Os senadores do PT celebraram os resultados das eleições da França realizadas no domingo (7/7). A aliança de esquerda Nova Frente Popular superou os partidos de centro e extrema direita no pleito, em uma reviravolta construída em uma semana. No primeiro turno, os extremistas da ultradireita pareciam fadados a conquistar maioria no Parlamento. Milhares de pessoas foram às ruas da capital francesa comemorar o resultado dos democratas franceses nas urnas. 

“Que o exemplo francês reverbere e a gente faça a democracia prevalecer sempre”, destacou o líder do PT no Senado, Beto Faro (PA). 

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também se manifestou destacando a vitória da esquerda nas eleições legislativas da França, que terminaram por barrar a ascensão do grupo de extrema direita. “Viva a democracia”, celebrou a Teresa Leitão. 

Já o senador Humberto Costa (PT-PE), membro do Parlamento do Mercosul, exaltou a comemoração do povo francês que tomou as ruas de Paris após a divulgação do resultado das eleições. “Coisa linda é ver a democracia triunfar mais uma vez”, exaltou Humberto Costa. 

Na avaliação do senador Rogério Carvalho (PT-SE), o resultado obtido nesse domingo não se resume a uma conquista para a esquerda, mas trata-se de uma vitória de todos que acreditam em um futuro mais justo. 

“Que este novo ciclo político francês inspire movimentos progressistas em todo o mundo”, disse Rogério Carvalho. 

O presidente Lula também enfatizou a grandeza e a maturidade das forças políticas democráticas francesas, que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas.  

“Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, afirmou Lula.   

O segundo turno das eleições legislativas na França foi realizado nesse domingo (7/7), e teve participação de quase 60% dos eleitores – o mais alto comparecimento desde 1981. As três maiores bancadas da nova legislatura ficaram divididas da seguinte forma: Nova Frente Popular (esquerda) com 182 assentos; Juntos (coalizão governista, de centro) com 168 cadeiras; Reunião Nacional (extrema direita), com 143 lugares. 

To top