“Esta senadora é filha dos sertões e, disso, sente muito orgulho. Carrego no sangue a persistência daquela gente de fibra, determinada e trabalhadora. É com essa coragem que assumo o mandato.” Essas foram as primeiras palavras da nova integrante do PT no Senado, Janaína Farias (CE), que tomou posse do mandato nesta terça-feira (2/4).
A senadora afirmou que dedicará sua ação no Senado a apoiar o projeto do presidente Lula, lutando pelas políticas estruturantes do governo e focada na melhoria de vida do povo brasileiro.
“O Brasil voltou, e eu seguirei aqui a mais fiel defensora desse projeto de país, que prioriza melhores condições de vida para o nosso povo tão sofrido”, enfatizou a senadora.
Janaína Farias lembrou aos colegas o fato de ter tomado posse como senadora justamente em 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E afirmou que dará continuidade ao fortalecimento da educação inclusiva que o presidente Lula, juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou no fim do ano.
O governo lançou, em novembro do ano passado, o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), com investimento de R$ 3 bilhões.
“Que todos nós trabalhemos conjuntamente para desenvolver nosso potencial e melhorar a vida da nossa gente, com mais recursos para quem está na ponta, para quem está nas cidades, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços das áreas essenciais, como educação, saúde e segurança”, disse.
“Que esse meu desafio seja propulsor de esperança e de conquista”, emendou a senadora.
A agora senadora Janaína Farias ainda lembrou de sua trajetória no Ceará e, mais recentemente, em Brasília, como secretária de gestão da informação e inovação do Ministério da Educação.
“Fico grata de ter estado junto à construção de programas tão importantes para a vida das nossas crianças e jovens, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, o Escolas Conectadas e, recentemente, o programa Pé-de-Meia“, elencou.