A Bancada do PT no Senado já conta com sete representantes no gabinete de transição do governo eleito. Eles integram as equipes que levantam informações sobre a situação atual do governo para ajudar o início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os senadores da atual Bancada do PT, estão Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN), Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE). Já Teresa Leitão (PE), Camilo Santana (CE) e Wellington Dias (PI) são os parlamentares eleitos este ano.
Os nomes foram divulgados nas últimas semanas pelo coordenador-geral do gabinete de Transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Os senadores também fizeram os anúncios pelas redes sociais.
Veja as áreas de atuação de cada senador:
Centro de governo – o escolhido para grupo é Jaques Wagner. O senador, duas vezes governador do Estado da Bahia, já foi ministro em diversas áreas durante as gestões do PT: Casa Civil, Defesa, Secretaria de Relações Institucionais e Trabalho e Emprego. Também já foi deputado federal e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.
Conselho político – aqui o selecionado é Wellington Dias. Bancário e eleito pela segunda vez senador, já governou por quatro vezes o Estado do Piauí. O parlamentar também foi eleito anteriormente para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador pelo município de Teresina.
Desenvolvimento regional – para a área, dois nomes da bancada foram selecionados:
– Camilo Santana, engenheiro agrônomo, foi eleito senador este ano, já tendo sido duas vezes governador do Estado do Ceará. Foi ainda deputado estadual pelo Ceará e secretário estadual do Desenvolvimento Agrário e das Cidades.
– Rogério Carvalho, médico e senador, também já atuou como deputado estadual e federal – sendo, inclusive, relator do programa Mais Médicos na Câmara dos Deputados. Também foi secretário de Saúde no Estado.
Educação – para este grupo temático, a escolhida é Teresa Leitão. Ela foi eleita este ano para ser a primeira senadora pelo Estado de Pernambuco. É professora, deputada estadual no quinto mandato, foi diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado.
Minas e energia – Jean Paul Prates foi o escalado. É senador pelo Rio Grande do Norte, advogado e economista, ambientalista, empreendedor e dirigente sindical. Tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.
Saúde – Humberto Costa é o representante da bancada na equipe. O senador é médico e foi ministro da Saúde no governo Lula entre 2003 e 2005. Durante a gestão, implementou o programa Farmácia Popular e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Leia mais:
‘PEC do Bolsa’ pode recompor orçamento do Farmácia Popular
Rombo deixado por Bolsonaro reforça urgência da PEC do Bolsa
PEC não é ‘cheque em branco’: governo vai conter gastos
Mais pobres voltam ao orçamento com PEC do Bolsa Família
Empresário e lideranças criticam reação do mercado à fala de Lula