Aníbal Diniz assume vice-presidência do Senado Federal

Em um clima mais do que ameno, onde não faltaram brincadeiras, os senadores do PT decidiram nesta quarta-feira (12/09) que o senador Aníbal Diniz (PT-AC) substituirá a senadora Marta Suplicy (PT-SP) na vice-presidência do Senado – que toma posse nesta quinta como nova ministra da Cultura.

O nome de Aníbal Diniz foi sugerido à bancada do PT após as consultas feiras pelo líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA) e pelo líder do Governo no Senado, José Pimentel. A aprovação foi unânime, com elogios tanto para Diniz quanto para a senadora Ana Rita (PT-ES), que também foi cogitada para o cargo.

Definida a escolha, cada um dos senadores presentes teve a palavra para desejar sorte para Marta Suplicy em sua nova missão e reforçar a expectativa de que Aníbal Diniz, que já ocupou a condução dos trabalhos do Senado inúmeras vezes, será um substituto à altura.

Não é fácil ocupar a Vice-presidência, ainda mais sendo mulher, apontou mais de um senador, lembrando a resistência que Marta Suplicy enfrentou – e venceu – de parte de alguns dos senadores no início da atual Legislatura. “Chegaram até a gritar do plenário para que eu fosse para Cuba”, acrescentou Marta.

Foi nesse momento que os senadores relaxaram, dizendo que Aníbal Diniz já se encontra preparado para a função por causa do “treinamento” anterior como vice-presidente do Senado. Nesse momento, o líder Walter Pinheiro brincou – “ele não é guardanapo, mas não sai da mesa” -, provocando riso dos demais.

Aníbal Diniz assumirá a Vice-Presidência do Senado como um dos senadores mais assíduos do PT no plenário do Senado. 

Conheça o perfil do senador Aníbal Diniz 

Veja o site do senador 

Foto: Victor Soares 

To top