Ar mais limpo: combustível brasileiro produz menos 94% de enxofre

Postos começam a vender gasolina menos
poluente

O trânsito em todo o território nacional passou a causar efeitos menos nocivos à atmosfera. Os postos de combustíveis do País começaram a vender uma gasolina menos poluente este ano, conforme determinação do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A gasolina comercializada agora é do tipo S50 e contém 94% a menos de enxofre do que o produto encontrado nos postos até 2013. Além disso, desde o ano passado, já estava sendo distribuído o diesel S10, que também apresenta baixo potencial de emissões de poluentes.

As mudanças fazem parte das medidas encabeçadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) de controle da poluição e entraram no mercado com sucesso. A diretora de Qualidade Ambiental do MMA, Letícia Carvalho, analisa a implantação da medida entre os distribuidores do combustível. “É uma ação que está revolucionando o ambiente urbano”, explica. “Há um êxito fantástico e todo o País está atendendo à determinação do conselho.”

Motores menos poluentes

Os próprios carros causarão menos impactos ao meio ambiente. Os veículos nacionais e importados, inclusive as motos, obedecerão a outra norma impostas pelo Conama: adoção de motores diferenciados com menor nível de emissão de poluentes.

Antes de chegar às concessionárias, os modelos novos que entrarem no mercado brasileiro a partir de 2014 deverão ter motores homologados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  Isso vale para os chamados veículos leves da fase L6 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e para as motos da fase M4 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot). As duas fases se complementarão em janeiro de 2015, quando os limites máximos de emissão serão os mesmos para todos os modelos.

Todas as medidas visam obedecer aos limites máximos de emissões definidos pelo Conama e colocam o Brasil mais uma vez na vanguarda da proteção ambiental.

Com Ministério do Meio Ambiente

Leia mais:

Portaria interministerial cria a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável

Incentivo para biocombustíveis é aprovado em comissão

COP 19: Brasil propõe novo mecanismo para medir aquecimento global


To top