No dia 20 deste mês, o PT vai realizar um ato de comemoração dos 10 anos do Governo Democrático e Popular iniciado em 2003 com Luiz Inácio Lula da Silva e continuado com a presidenta Dilma Rousseff. O evento, organizado pela direção nacional do partido, vai servir como uma preparação para debates que serão feitos por todas as regiões do País.
De acordo com o secretário nacional de Organização do partido, Paulo Frateschi, o objetivo dos seminários é “construir uma narrativa própria do PT” ao lado da militância, com a chegada da legenda à Presidência da República e as mudanças promovidas no Brasil durantes estes 10 anos, que têm impulsionado a inclusão social e a redução da desigualdade e melhorado o ambiente financeiro e econômico brasileiro para garantir o crescimento da economia. “Nós temos uma quantidade enorme de material que demonstra o combate à pobreza feito pelo nosso governo, que também diminuiu as desigualdades, investiu no mercado interno. Não aceitamos a tese de que é preciso crescer para dividir. Nós fomos dividindo com o povo brasileiro ao mesmo tempo em que crescemos”, afirmou o secretário.
O evento contará com a presença do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma e será comandado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Durante o ato, serão anunciadas propostas e objetivos do PT e haverá a exposição de material sobre o projeto democrático e popular defendido e implementado pela legenda. O ato de comemoração vai contar com a participação de membros do Diretório Nacional e Executiva do Partido, além de parlamentares e prefeitos. O hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi
Modo petista
O chamado modo petista de governar começou a ser sistematizado a partir de 1988, com a eleição dos primeiros prefeitos pelo Partido dos Trabalhadores — no pleito municipal anterior, em 1982, o PT havia conquistado apenas a Prefeitura de Diadema (SP). O desafio era traduzir o programa do PT, seus princípios, bandeiras e postulados, na formulação e condução das políticas públicas e para a prática diária de um Executivo.
Baseado no estímulo à participação popular — garantia de controle social sobre as gestões—, na inversão de prioridades (voltar a gestão pública para os segmentos que mais precisam do Estado), na ética e na transparência, o Modo Petista de Governar também estimula a troca de experiências entre as diversas administrações. Hoje, um banco de políticas públicas mantido pela Escola Nacional de Formação do PT sistematiza experiências bem sucedidas em governos petistas.
Conheça o banco de políticas públicas do PT
Confira o convite do ato do PT
Com informações do PT Nacional