CPI convoca Paulo Roberto da Costa e quer ver inquérito da Lava Jato

CPI convoca Paulo Roberto da Costa e quer ver inquérito da Lava Jato

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na Petrobras aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (27) cinco requerimentos para convocação de depoentes e acesso a documentos.  A pedido do líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), os senadores que integram a comissão decidiram solicitar ao Supremo Tribunal Federal e à Justiça Federal em Curitiba o acesso a todos os documentos da Operação Lava Jato (veja requerimentos) 77 e 78, que teve por objetivo apurar esquemas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

 O senador Aníbal Diniz (PT-AC) assina o (requerimento) 80, que solicita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a cópia dos processos que tratam da troca de ativos entre a Petrobras e a companhia YPF que tenham relação com a refinaria Bahia Blanca. A empresa foi adquirida em 2001, na época do governo Fernando Henrique Cardoso, da companhia ibero-argentina YPF e chegou a ser investigada para apurar denúncias de que o negócio teria dado prejuízo de US$ 2,5 bilhões à Petrobras. Como contrapartida do negócio, a Petrobras teria transferido 30% de participação na Refinaria Alberto Pasqualini em Canoas, no Rio Grande do Sul, os direitos contratuais de 234 postos de combustíveis e 10% dos direitos de exploração do campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos.

A CPI também aprovou a convocação do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que deixou a carceragem da Polícia Federal, no Paraná, onde estava preso desde o último dia 17 de março. Costa é investigado por envolvimento com o doleiro Alberto Yousseff, suspeito de comandar um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado RS 10 bilhões. (veja requerimento) 79

Um outro  requerimento do senador Aníbal Diniz (PT-AC), pede a convocação de Altamiro da Mota Ferreira Filho, gerente de implementação de empreendimentos de unidades estacionárias de produção (veja requerimento) 76. O senador quer esclarecimentos sobre a segurança nas plataformas de petróleo.

A Comissão ouve, na manhã desta terça-feira, o depoimento da presidenta da Petrobras, Graça Foster. É a terceira vez que ela comparece ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre a aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas.

Giselle Chassot

Leia mais:

Com números, Graça Foster fundamenta compra de Pasadena

Grande mídia parece desejar “espetáculo” na CPI da Petrobras


To top