Donizeti: estamos vendo a economia retomar o seu cursoSe ano passado foi o período do reajuste, 2016 é o da retomada. A opinião do senador Donizeti Nogueira (PT-TO) tem como base sinais claros de recuperação: a queda da inflação, o estancamento da alta dos juros e o crescimento das exportações de produtos manufaturados, reduzindo a dependência do setor agropecuário. As exportações brasileiras, aliás, já geraram ao País, neste ano, um superávit de US$ 10,011 bilhões.
“Nós estamos vendo a economia retomar o seu curso”, afirmou Donizeti, na quinta-feira (14), em discurso ao plenário.
A aprovação da Lei Complementar nº 125, de 2015, que amplia a área de atuação das micro e pequenas empresas, é um dos pontos citados pelo parlamentar como fator preponderante para a retomada da economia. Isso porque as ações voltadas para essas empresas têm um retorno mais rápido do que para os grandes conglomerados empresariais.
Atualmente, estão em funcionamento mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas no País. “Com o processo do desemprego que ocorreu nesse último período, também cresceu muito o empreendimento individual, que, ficando desempregado, encontrou uma atividade no comércio ou nos serviços. Está trabalhando e ainda não é percebido, mas é sinalização segura de que a economia vem dando sinais reais de retomada”, afirmou Donizeti.
Outro fator para a melhora nos índices é a política de crédito: mais de R$ 80 bilhões estão sendo oferecidos para ajudar na geração de empregos e de novas riquezas. Além disso, os fundos constitucionais de financiamento têm mais de 40 bilhões para serem colocados à disposição dos investimentos do País.
“Vamos rechaçar essa tentativa de golpe”
Donizeti também se manifestou quanto à votação do arquivamento ou abertura do processo de impeachment, na Câmara dos Deputados, neste final de semana. Para ele, qualquer decisão desse pleito gerará dificuldades. Porém, a maior será se a admissibilidade for aceita.
“Nós acreditamos que não será aceita porque temos conversado com as lideranças da Câmara, com as lideranças do governo, e o trabalho que foi feito e vem sendo feito nos garante que, no domingo, nós vamos rechaçar essa tentativa de golpe”, disse.
Leia mais:
Exterior não entende como uma presidente honesta é julgada por corruptos
Golpe quer subjugar o Brasil de novo a interesses estrangeiros, acusa líder