Ecorodovias ganha leilão da Ponte Rio-Niterói; preço de pedágio cairá

Para o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, “esse primeiro leilão de 2015 mostra que existe apetite dos investidores para apostar nas concessões do País”Foi um sucesso o leilão da BR-101 (Ponte Rio-Niterói) realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na manhã desta quarta-feira (18) na BM&FBovespa, em São Paulo. E o sucesso deve a ser creditado ao governo Dilma porque a disputa envolveu várias empresas interessadas em investir no Brasil. A Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A., que já explora a rodovia Imigrantes em São Paulo, venceu a disputa com outras duas concorrentes ao apresentar uma tarifa de R$ 3,28442 ou deságio de 36,67% em relação ao valor máximo estabelecido no edital da licitação. Com isso, as primeiras estimativas apontam que o preço do pedágio que hoje está em R$ 5,20 seja reduzido para algo em torno de R$ 3,70 a partir de 1º de junho. Os investimentos previstos somam R$ 1,7 bilhão.

Para o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Nelson Barbosa, “esse primeiro leilão de 2015 mostra que existe apetite dos investidores para apostar nas concessões do País”. Aliás, ontem, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o ministro já mostrava otimismo. “Apesar de ser uma concessão existente, também há perspectiva de grandes investimentos. Quem é do Rio sabe o problema da Ponte Rio-Niterói. Essa concessão não é simplesmente passar para o novo concessionário. Quem assumir vai fazer o mergulhão em Niterói, para melhorar o tráfego na cidade, e vai fazer uma conexão com o porto e com a Linha Vermelha, do lado do Rio de Janeiro, melhorando em muito o acesso, a utilização e a ligação entre o Rio e Niterói”, afirmou.

A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974. Tem 13,2 quilômetros de extensão. Depois de 21 anos sendo administrada pelo governo local, sua exploração foi concedida para a iniciativa privada em 1995 pelo período de 20 anos. A licitação foi a pioneira do programa de concessões rodoviárias.  O novo modelo de concessão desenvolvido pela ANTT consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço público de operação, manutenção, monitoramento, conservação e implantação de melhorias do sistema rodoviário.

Participação Popular

A participação popular foi destaque na construção desse processo licitatório. Em 2014, a ANTT ouviu usuários para receber sugestões, por meio de audiências públicas no Rio de Janeiro, em Niterói e em Brasília. Os usuários da Ponte Rio-Niterói falaram sobre a atual situação e fizeram reinvidicações, principalmente em relação às tarifas.

“Conseguimos ter uma redução significativa na tarifa, incluindo grandes obras de fundamental importância para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos. O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, disse que o leilão foi mais um sucesso do governo. “Foi excelente. Com a ajuda da iniciativa privada, o Governo Federal não precisará colocar investimentos e ainda teremos uma economia de 36,67% em relação ao valor do edital”, disse o ministro.

O representante da Ecorodovias, Marcelino Rafart Seras informou que a empresa está orgulhosa com o resultado do leilão e garantiu que está preparada para assumir todos os compromissos previstos no edital: “A proposta que fizemos é justa e viável. Estaremos em contato com o governo do estado do Rio de Janeiro para darmos início, o quanto antes, às obras previstas”, garantiu.

Com informações da ANTT

 

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