Enem: escolas federais têm médias mais altas e superam particulares

Enem: escolas federais têm médias mais altas e superam particulares

 

Na prova de linguagens do último ano do ensino
médio da rede federal média foi 545,08, ante
544,52 da rede privada

Os alunos das escolas públicas federais conseguiram a maior média geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A rede obteve média de 584,23 pontos em uma escala que vai até 1 mil. As escolas privadas aparecem com 577,39 pontos.

Os alunos da melhores escolas da rede pública superaram os colegas de escolas privadas na prova de ciências da natureza (576,76 a 541,28) e na redação (616,6 a 602,16). Levando-se em consideração apenas a média da redação, as federais também apresentam o melhor resultado: 613,07, seguidas pelas privadas com 602,16.

Os alunos de escolas particulares tiveram melhor desempenho do que a “elite” da escola pública nas provas de matemática (615,07 a 541,16) e ciências humanas (583,94 a 522,58).

A rede pública federal atende a 2% dos estudantes do ensino médio que fizeram o Enem no ano passado. A rede privada concentra 31,51% dos estudantes. A maior parte dos estudantes participantes do exame está na rede pública estadual de ensino, 65,53%. A rede obteve uma média geral de 485,64 pontos e uma média na redação de 491,41. A rede pública municipal, com 0,95% dos estudantes, obteve uma média de 524,14 em toda a prova e 533,48 pontos na redação.

Segundo o MEC, os 215,5 mil melhores estudantes das escolas públicas tiveram média equiparável à dos estudantes das escolas particulares. Eles obtiveram 570,17. Na redação, os melhores estudantes obtiveram média superior a todas as demais redes, 616,6.

O objetivo desse recorte, segundo Mercadante, foi mostrar que o topo da rede pública tem desempenho melhor em algumas disciplinas e pior em outras do que o total de alunos da rede privada na mesma avaliação. “A média do setor público está abaixo da do setor privado. No entanto, os melhores estudantes das escolas públicas competem com o setor privado”, diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. De acordo com o ministro, o bom desempenho terá reflexo nas cotas no ensino superior. Por lei, em 2014, 25% das vagas nas instituições federais devem ser reservadas a estudantes de escolas públicas.

ABr03102013MCA_4881

 Os melhores estudantes das escolas públicas
 competem com os do setor privado. O bom
 desempenho terá reflexo nas cotas no
 ensino superior

Cálculo da nota do Enem
Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade quanto à metodologia de cálculo do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o mapa de itens do exame.

Por meio do sistema online, os interessados poderão acessar itens das provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de proficiência. “O estudante terá acesso à descrição dos itens e saberá quais competências precisa melhorar”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Além disso, os participantes do teste podem visualizar as habilidades que provavelmente já desenvolveram. O mapa de itens associa cada questão a um ponto da escala de proficiência, que varia de 0 a 1000 pontos.

Assim, o estudante poderá verificar o grau de dificuldade em que um determinado item se encontra. Os participantes com proficiência acima dessa posição possuem maior probabilidade de respondê-lo corretamente. Aqueles com desempenho abaixo dessa posição têm menor probabilidade de respondê-lo corretamente.

Os itens exibidos no mapa foram selecionados por uma comissão de especialistas, de acordo com critérios pedagógicos, para melhor representar o conjunto de habilidades e competências avaliados no exame

Com informações do MEC e da Agência Brasil 

To top