Empenhado em estabelecer a universalização da internet no País e do acesso à informação, o Governo Federal divulgou, nessa quinta-feira (12/07), mais um projeto: o Banda Larga 0800. Pela proposta, o acesso à internet móvel será gratuito aos usuários e financiado pelos próprios provedores de conteúdo, como sites de bancos, comércio eletrônico e governos.
O projeto vai funcionar do mesmo modo que a tarifação reversa na telefonia, em que as ligações feitas para um número 0800, são pagas por quem recebe a chamada. Da mesma forma, os sites que poderão ser acessados sem a necessidade de contratar um pacote de dados serão identificados pela extensão “0800.br”, no endereço eletrônico. Ainda em fase de teste, o domínio “0800.br” não estará disponível para uso comercial, enquanto o Ministério das Comunicações disciplina as diretrizes e as regras do serviço.
Inicialmente, o projeto será testado por 80 moradores da cidade de São Sebastião, localizada a 30km de Brasília. Essas pessoas receberão smartphones, pelo prazo de 15 dias. Os testes serão acompanhados pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.
O Governo acredita que projeto deverá ajudar estados, municípios e a União a cumprirem os requisitos da Lei de Acesso à Informação, uma vez que “a internet é uma ferramenta importante de divulgação das informações, que precisam estar abertas à população”, disse o ministro Paulo Bernardo.
Saiba mais sobre o “Banda Larga
Catharine Rocha, com informações de agências onlines
Leia mais:
Uso de banda larga móvel dobra no Brasil, segundo pesquisa
Líder do PT cobra qualidade na banda larga dos serviços de telefonia móvel