“Há um joguete de nomes que é inaceitável”, afirma Jorge Viana

Jorge Viana condena vazamentos seletivos porque levam a condenação prévia de algumas pessoasDesde que o procurador-geral da Repúbica, Rodrigo Janot, entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os pedidos de abertura de inquérito contra os políticos citados na Operação Lava Jato, que investigou o esquema de corrupção na Petrobras, o noticiário dedica-se às especulações sobre os nomes citados. Procedimento que levou o senador Jorge Viana (PT-AC) a manifestar, nesta sexta-feira (6), repulsa pelos vazamentos seletivos, porque levam à condenação prévia de algumas pessoas.

“Há um joguete de nomes que é inaceitável. É uma hipocrisia o que o Brasil está vivendo em um dos casos mais graves [de corrupção]. O Estado de Direito do Brasil está ameaçado hoje”, afirmou o senador a jornalistas, após avaliar como um “vexame” a forma uma investigação que corre sob sigilo produz tanta manchete.

“A condução desse processo até agora foi um vexame. É uma lista fantasma. O Supremo não tem que quebrar o sigilo, porque o sigilo já foi quebrado há meses. Não é possível, delegado vaza, membro do Ministério Público vaza, pessoas que compõem o Judiciário vazam depoimentos e aí diz que este processo está em segredo de Justiça?”, questionou.

Jorge Viana sugere que o Supremo e a Procuradoria deem publicidade a todo o processo, para evitar análises tendenciosas e tomar as rédeas do processo. “Eu defendo é que se dê transparência imediatamente e divulguem os nomes, que tipo de denúncia tem contra as pessoas para que aqueles que não têm culpa possam se defender”, ressaltou.

Leia mais:

Senadores petistas refutam notícias sobre participação em ‘lista de Janot’

To top