Humberto: governos do PT se esforçam por desenvolvimento regional equilibrado

Humberto defende que o Nordeste disponha de todos os meios possíveis para que cidadãos possam conviver com a realidade da estiagemA transposição do Rio São Francisco se insere no “imenso esforço” por um desenvolvimento regional equilibrado da federação empreendido pelos governos do PT. É o que acredita o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE). “Governos que se esforçaram para que as regiões brasileiras tivessem oportunidade de crescer de acordo com as suas potencialidades”, disse o parlamentar, nesta quarta-feira (20), em discurso ao plenário.

Humberto ressaltou a urgência no Nordeste quanto à segurança hídrica, apesar de reconhecer a impossibilidade de acabar com a seca na região. “Porque ela [a seca] é um fenômeno climático inerente ao semiárido brasileiro. Mas temos que dotar a região de todos os meios possíveis para que os milhões de cidadãos que lá habitam possam conviver com a realidade da estiagem”.

Nesta quarta, o senador participou de uma audiência para tratar da transposição do rio São Francisco, com a participação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Quando estiver concluída, a obra levará água para 12 milhões de brasileiros que vivem em 390 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Não há dúvida da prioridade que isso [a transposição] ocupa na pauta do Governo da presidenta Dilma Rousseff, que determinou ao Ministério da Integração a não interrupção das obras sob qualquer hipótese”, destacou Humberto.

De acordo com Occhi, 74,5% da execução física das obras de transposição – divididas nos eixos Norte e Leste – já foram concluídas. De acordo com o planejamento traçado pelo Ministério da Integração, poderão ser entregues, dentro de três meses, entre 35 e 40 quilômetros de abastecimento d´água efetivo para algumas áreas atendidas pelo empreendimento.

O líder do PT ainda ressaltou o andamento de outras duas grandes obras estruturantes em andamento no Nordeste. A primeira, a Adutora do Agreste, tem 61% da obra executada. Já a segunda, a Adutora do Pajeú, que tem 63% dos trabalhos concluídos.

Programas

Além das grandes obras, Humberto ainda destacou números de programas que vêm beneficiando os nordestinos que vivem em áreas afetadas pela seca. Entre eles está o Água para Todos, que superou as metas estabelecidas e entregou, até 2014, mais de 781 mil cisternas – a previsão inicial era de 750 mil. Só em Pernambuco, foram 46 mil equipamentos, que têm permitido a reserva de água para enfrentar a seca.

Já os sistemas simplificados de abastecimento – cisternas para armazenarem água da chuva – beneficiaram outras 68 mil famílias. Humberto ainda destacou a instalação de sistemas flutuantes de captação d´água no Pontal Nilo Coelho, uma obra orçada em 60 milhões de reais, para garantir o suprimento necessário à irrigação das áreas plantadas.

Leia mais:

Trechos da transposição do Rio São Francisco devem ser entregues em 3 meses, garante Gilberto Occhi

To top