A Bancada do PT do Senado se manifestou em peso contra a tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. Nas redes sociais, sites e nos jornais, os parlamentares condenaram a tentativa de retaliação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), à decisão dos deputados petistas de não aceitarem a chantagens e fecharem posição favorável à cassação do peemedebista no Conselho de Ética da Casa.
Além das críticas ao presidente da Câmara e a defesa do mandato de Dilma, senadores como Lindbergh Farias (RJ) e Regina Sousa (PI) afirmaram que este é o momento de “partir para a ofensiva” e que os militantes irão “à luta ou à guerra” contra a tentativa de golpe.
Veja, abaixo, as manifestações dos parlamentares:
Humberto Costa (PE):
“Não há razão para a abertura do impeachment, até porque não há nenhuma fundamentação jurídica que resulte no impedimento de Dilma. Trata-se de um golpe contra uma presidenta democraticamente eleita pelo povo brasileiro”.
Veja a matéria completa no site do senador: https://goo.gl/UoMTNb
Ângela Portela (RR):
“O momento é delicado, mas as instituições precisam ser respeitadas. Assim como a presidenta, eu também estou indignada, e lutarei junto a todos aqueles que querem garantir a democracia e o Estado de Direito no Brasil”.
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/ml7T0y
Fátima Bezerra (RN):
“Cunha é o maior chantagista da história do País e aposta no golpe para se salvar”.
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/rrTvh5
Gleisi Hoffmann (PR):
“A Presidenta Dilma foi bem clara em seu pronunciamento. Não cedeu às chantagens e não relativizou a ética. O pedido de impeachment é inconsistente”.
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/TxKKVW
Jorge Viana (AC):
“Eduardo Cunha, acusado de corrupção, vai pro tudo ou nada e autoriza o processo de impeachment da presidente Dilma. Os tempos estão difíceis. Essa briga política toda só tem uma vítima: o povo brasileiro. Tomara que o bom senso prevaleça e que a democracia não seja vitimada”.
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/OgFNYa
José Pimentel (CE):
“É uma chantagem ao estado democrático de Direito. Isso está claro”
Veja a matéria original (Folha de S.Paulo): http://goo.gl/R2Kx4K
Paulo Rocha (PA):
“O remédio que que a velha direita oferece, segue sendo o mesmo: o autoritarismo como a grande salvação moral. Escolha você mesmo entre o camburão ou navio negreiro e prenda-se ao poste preventivamente, pois as opções que a casa grande oferece à senzala ainda são as mesmas”.
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/ryv23v
Lindbergh (RJ):
“Agora nós temos que ir para as ruas com tudo para impedir esse golpe e denunciar o papel da oposição! Eles, sim, estavam aliados com o Cunha desde o começo, tramando por isso. É hora de a gente partir para a ofensiva”.
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/TTcPCb
Paulo Paim (RS):
“A construção deste #impeachment é um atentado à #democracia… por isso eu sou contra”.
Veja a postagem completa no Twitter: https://goo.gl/bBh5ER
Regina Sousa (PI):
“Cunha age por vingança, pois sabe que será cassado pelos crimes que cometeu. Vamos à luta ou à guerra. Nossas armas são mais poderosas”
Veja a postagem completa no Facebook: https://goo.gl/RGytg9
Leia mais:
Integrantes da base e da oposição saem em defesa da ordem democrática
Qualquer cidadão pode questionar chantagem de Cunha, diz Cardozo
Cunha chantageou e violou democracia para tentar salvar seu mandato, diz Wagner