O Brasil está fazendo o que deve para voltar ao crescimento, diz chefe do BID

Presidente do BID, Luis Alberto Moreno: “Eu não apostaria contra o Brasil. O Brasil tem um potencial enorme”O ajuste fiscal e o novo Plano de Investimentos e Logística (PIL) do governo brasileiro pautou uma entrevista do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, à BBC Brasil. O executivo avaliou como “corretas” as duas iniciativas e projetou o início da recuperação econômica já “no próximo ano”.

Moreno disse que “aplaude o ajuste”, porque “gera, e gerará cada vez mais, credibilidade nos mercados, coisa que já está ocorrendo”. Por outro lado, os projetos de infraestrutura se constituem em um “investimento inteligente”, que vai “servir ao Brasil para ganhar competitividade e gerar crescimento econômico ao mesmo tempo”.

“É uma maneira de se preparar para essa época de mudanças e conflitos que vive a região latino-americana. Viemos de quase quatro anos com o crescimento em queda. Parece que o Brasil está fazendo o que deve para retomar esse crescimento”, ponderou.

O presidente do BID informou ainda que a instituição tem “um enorme interesse” no PIL – programa lançado na última terça-feira (9) com um orçamento de R$ 194,5 bilhões. O banco pretende lançar títulos em reais para financiar os projetos de infraestrutura em diversas áreas, incluindo saneamento, portos e aeroportos. A iniciativa foi negociada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

“Só precisamos avançar em um conjunto de autorizações das autoridades brasileiras para que possamos fazer esse tipo de emissão. Já obtivemos algumas dessas autorizações e estamos trabalhando no planejamento”, explicou Luis Alberto Moreno.

Gigante latino-americano

Questionado se o Brasil voltará a ser visto como o “gigante latino-americano” algum dia, Moreno respondeu: “Eu não apostaria contra o Brasil. O Brasil tem um potencial enorme. Um investidor com visão de longo prazo sabe que há ciclos econômicos, que há momentos bons e ruins. O Brasil como país é uma economia muito potente, com enormes possibilidades, que continuará progredindo”.

Exemplo disso, disse ele, foi a ascensão social de cerca de 30 milhões de pessoas em cerca de uma década. “Nenhum outro país conseguiu fazer isso de uma forma tão rápida”, destacou.

Confira a matéria “‘Não apostaria contra o Brasil’, diz presidente do BID” publicada na BBC Brasil

 

Leia mais:

Jorge Viana: Brasil voltará a crescer com retomada dos investimentos

Dilma anuncia maior plano de investimento em infraestrutura da história do País

 

To top