Para Humberto, decisão do STF não pode virar jurisprudência

O relator do processo contra o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) no Conselho de Ética, senador Humberto Costa (PT-PE) espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) não volte a legislar sobre o funcionamento do Senado Federal. Ele admite recorrer da decisão que congelou a votação sobre se o senador goiano quebrou o decoro parlamentar não teria efeito prático, uma vez que uma nova sessão para apresentação da conclusão do parecer já foi marcada para a próxima segunda-feira, às 18 horas.

“Mas é importante que haja uma decisão definitiva que salvaguarde o direito de que o Senado – e os senadores – defina as regras para o seu funcionamento”, disse, destacando que é importante que decisões como a de Toffoli não se tornem uma jurisprudência.

Surpreendido pela decisão do ministro do STF, o relator acatou e cumpriu o que foi estabelecido. Leu apenas uma parte de seu relatório. Mas reclamou da intromissão do Supremo em outro Poder. “Na verdade, houve uma interferência no funcionamento interno do Senado Federal, especialmente numa de suas estruturas mais importantes que é o Conselho de Ética”

Giselle Chassot

Ouça a entrevista do senador Humberto Costa
{play}images/stories/audio/humberto_1806.MP3{/play}
Clique com o botão direito para baixar o áudio

Leia mais:
Humberto Costa apresenta parte de seu parecer ao Conselho de Ética

Justiça decide pela validade dos áudios da Operação Monte Carlo

Discordo frontalmente da decisão do STF, afirma Humberto Costa

Votação do caso Demóstenes é adiada no Conselho de Ética

Para senadores, decisão de Toffoli é clara interferência no Legislativo

To top