Pimentel diz que eleição de brasileiro para a OMC é simbólica

Pimentel apoiou voto de aplauso ao governo
brasileiro pela vitória da OMC

A escolha de Roberto Azevêdo representa vitória dos países emergentes na disputa por espaço no mercado econômico internacional, diz Pimentel

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta quarta-feira (08) voto de aplauso ao governo brasileiro pela eleição do embaixador Roberto Azevêdo para a diretoria-geral da Organização Mundial do Comércio. “Não se trata apenas da eleição de um brasileiro, mas do simbolismo dessa escolha. Isso significa uma vitória dos países emergentes na busca por maior espaço no mercado econômico internacional”, interpretou o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).

É a primeira vez que um brasileiro assume o maior posto da OMC, órgão máximo do comércio internacional. E, segundo Pimentel, a articulação dos Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – foi decisiva para a vitória de Azevêdo, que derrotou o candidato patrocinado pela Europa e pelos Estados Unidos.

Além da atuação dos Brics, o senador registrou o papel dos países africanos na eleição de Azevêdo. “O apoio da África foi conquistado graças à aproximação promovida pelo governo brasileiro, por meio de troca de informações e de assessoria”, disse Pimentel. O senador também lembrou os laços de amizade criados pela instituição da Unilab, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, com sede na cidade de Redenção, no Ceará.

O voto de aplauso ao governo brasileiro pela eleição de Roberto Azevêdo foi uma iniciativa do presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Assessoria de Imprensa do senador José Pimentel

Leia mais:

Wellington: eleição do Brasil na OMC é vitória dos países em desenvolvimento


To top