Polícia Federal investiga boato sobre fim do Bolsa Família

PF vai investigar a origem da onda de boatos de que o Governo Federal iria suspender o Bolsa Família. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello fez um apelo para que a população siga o calendário previsto para saque.

“Não consigo entender o que alguém ganharia
[com o boato]. O Governo não vai ser
prejudicado, pois o Bolsa Família já está
consolidado”

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal a abertura do inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A informação falsa de que apenas seria possível sacar o benefício até o último sábado (18) levou muitas pessoas às agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios. A Presidência da República detectou a informação em 12 estados como Paraíba, Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro. O boato se espalhou pelas redes sociais e beneficiários ficaram em dúvida sobre o prosseguimento do Bolsa Família.

Um levantamento da Caixa Econômica Federal mostra que na região Nordeste houve tumulto para tentativa de saque em nove agências de Alagoas, 15 da Bahia, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão. A Presidência da República também relatou corrida de beneficiários a agências da Paraíba, do Amazonas e do Rio de Janeiro.

A Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgaram notas negando qualquer mudança no calendário de pagamento e reafirmando a manutenção das regras do programa. “O Ministério do Desenvolvimento Social informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras”, diz a nota do MDS.

”A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do Programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal”, diz a nota da Caixa.

Ministra pede que beneficiários sigam calendário

calendario_bolsafamilia
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez, no último domingo (19), um apelo para que a população siga o calendário previsto pelo Governo Federal para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procure as agências da Caixa Econômica Federal e dos Correios antes da data.

Para a ministra, o boato de que o programa seria suspenso não prejudica o Governo, mas a população. “Não consigo entender o que alguém ganharia [com o boato]. O Governo não vai ser prejudicado, pois o Bolsa Família já está consolidado. Esperamos que seja um mal entendido”, disse.

A ministra declarou desconhecer relatos de usuários nas redes sociais que dizem ter conseguido sacar o benefício antes da data e que demonstraram temor de que isso sinalizasse uma interrupção futura do programa. “Se a pessoa conseguiu sacar antes, é mais um motivo para não se preocupar, pois o dinheiro estava lá”. Segundo Tereza Campello, os recursos para o pagamento dos benefícios estão garantidos, mas é preciso obedecer ao cronograma. “Começamos a pagar sexta-feira [17], como previsto, e na segunda-feira [20] segue normalmente”, disse.

Segundo a ministra, a presidenta Dilma Rousseff está monitorando o assunto e sua principal preocupação é que as famílias sejam tranquilizadas quanto à continuidade do pagamento do benefício.

Histórico
O Bolsa Família completará dez anos em outubro deste ano e, atualmente, atende a 13,8 milhões de famílias e a 50 milhões de pessoas. De acordo com Tereza Campello, no início da gestão de Dilma Rousseff o orçamento do programa era R$ 14 bilhões e saltou para os R$ 24 bilhões previstos para 2013. “É um programa que nunca foi contingenciado”, declarou.

Serviço
O calendário de pagamento está no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.

{youtube}xBR43ZhmtuM{/youtube}

Leia mais:

Com bons números, Ângela rebate críticas ao Bolsa Família

Ipea: Bolsa Família não leva beneficiário à “preguiça”

Ampliação da abrangência do programa Bolsa Família vai à sanção

Bolsa Família garantiu também o respeito às mulheres

To top