Segundo Gleisi, governo do Paraná caminha na contramão do desenvolvimento

Gleisi: enquanto ações do governo federal caminham para universalizar acesso ao conhecimento, as do governo estadual penalizam alunos e professoresComo paranaense, me entristeço cada dia mais com o descaso em relação à Educação do nosso Estado. Porém, nacionalmente, tivemos um alento com a pesquisa apresentada pela Fundação Perseu Abramo mostrando a redução significativa do analfabetismo e a universalização do ensino no Brasil. O estudo, divulgado na semana passada, revela o quanto o Brasil avançou no campo educacional nos últimos anos. O investimento do Governo Federal na última década foi decisivo para que o País atingisse à marca de mais de sete milhões de estudantes universitários em 2014.

Entre as iniciativas, destacam-se o Programa Universidade para Todos (ProUni), que já concedeu 748,3 mil bolsas entre 2011 e 2014. No mesmo período, 1,81 milhão de contratos de financiamento educacional foram firmados por meio do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. O Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Lei de Cotas também contribuíram para o acesso ao ensino superior dos jovens de 18 a 24 anos. Não poderia deixar de citar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que já beneficiou 8,1 milhões de brasileiros com cursos técnicos e de qualificação profissional.

É claro que ainda temos que avançar em vários aspectos para alcançarmos uma educação de vanguarda, mas o processo de democratização do ensino iniciado pelos governos do PT é uma conquista que temos que reconhecer e comemorar. A presidenta Dilma, assim como o ex-presidente Lula, entendem que somente o ensino de qualidade para todos, em todos os níveis, é capaz de mudar, em definitivo, o patamar econômico, social e tecnológico do Brasil.

Pena que o governador Beto Richa não pense da mesma forma, pois enquanto as ações do governo federal caminham no sentido de universalizar o acesso ao conhecimento, as ações do governo estadual penalizam alunos e professores. O cenário caótico da Educação no Paraná já vinha se formando desde o início da gestão de Beto Richa, com denúncias de escolas abandonadas, obras paralisadas, e se agravou no final do ano passado, com atrasos nos pagamentos de salários e benefícios dos funcionários, além de corte de pessoal. Culminou com a aprovação de uma lei que coloca em risco o futuro dos trabalhadores da Educação e as cenas de selvageria que o Brasil todo assistiu estarrecido.

Não bastasse o descaso do governo Beto Richa com a Educação, ainda temos que ver atitudes de machismo e desrespeito das lideranças do PSDB contra as mulheres e as educadoras.  O episódio mais recente aconteceu no último final de semana, quando o deputado Valdir Rossoni, presidente do PSDB do Paraná, ofendeu a professora Adriane Sobanski nas redes sociais. Lamentável e inaceitável!

Um governo que não prioriza a Educação e não respeita os professores caminha na contramão do projeto que estamos construindo em busca de um país mais justo e com mais desenvolvimento.

Gleisi Hoffmann é senadora da República pelo Paraná. Foi ministra-chefe da Casa Civil e diretora financeira da Itaipu Binacional

Artigo originalmente publicado no portal Notícias Paraná em 19/05/2015, sob o título “Governo do PR caminha na contramão do desenvolvimento”

To top