Transporte será inscrito na Constituição como mais um direito do cidadão

Transporte será inscrito na Constituição como mais um direito do cidadão

PEC vai se juntar ao plano de mobilidade lançado pelo governo para melhorar as condições do transporte públicoCom o voto favorável da bancada do PT e encaminhado pelo líder Humberto Costa (PT-PE), o plenário do Senado aprovou na noite de ontem, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 74/2013) que insere o transporte público como direito do cidadão. A emenda será promulgada em sessão do Senado na próxima terça-feira, 15.

A PEC 74 foi proposta pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) logo após os protestos de julho de 2013, quando manifestantes pediram, entre outras coisas, transporte público de qualidade e a preços justos. Na ocasião, posicionaram-se contra o reajuste de R$ 0,20 nas tarifas. O governo, por sua vez, lançou um plano de mobilidade com investimentos previstos de R$ 50 bilhões, para melhorar as condições do transporte público, prevendo, inclusive, a implantação de ciclovias.

A emenda incluirá no capítulo II da Constituição, dos Direitos Sociais, no artigo 6º, que são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade, à infância e a assistência aos desamparados. O transporte público, assim, passa a ser o 12º direito social dos cidadãos.

O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), votou favoravelmente nos dois turnos de votação da PEC. Ele entende que a inclusão do transporte como direito social estimulará os entes federados a elaborarem novas políticas públicas que proporcionem maior acesso da população a esse direito.

Veja o texto aprovado

 

Leia mais:

Lindbergh apresenta nove pontos de sua proposta para reforma tributária

Programa de Investimentos em Logística tem recorde de consultas

Programa do governo contribui para aumento de 0,5% do PIB, diz ministro

 

 

To top