Wellington discute Políticas sobre Drogas com o Governo Federal

Convidado junto com especialistas, o senador petista apresenta suas sugestões à proposta do Governo de apoio ao dependente químico.

O senador Wellington Dias (PT-PI) foi convidado a participar de uma reunião com a equipe do Governo Federal para tratar do Programa de Políticas sobre Drogas. No encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta segunda-feira (23/07), em Brasília, Wellington apresentou sugestões para reduzir a burocracia que está atrapalhando os objetivos da Política sobre Drogas.

“Boa parte das sugestões apresentadas pelo senador Wellington Dias foram incluídas na reformulação da Política sobre Drogas, como a criação de uma unidade tipicamente de saúde para internação prolongada do dependente químico”, explicou o ministro da Saúde.

A unidade de saúde atenderá os dependentes, com áreas de acolhimento e tratamento do vício funcionando com o apoio de uma equipe integrada formada por vários profissionais de saúde, educação e assistência social com qualificação na área do dependente químico. Essas unidades funcionarão como uma parceria entre o setor público – o Governo Federal financiará 80% dos custos – sendo 20% por conta dos municípios, Estados ou setor privado.

“O objetivo é a desintoxicação, o tratamento psiquiátrico, psicológico, além da parte física. Após isso, os pacientes devem ser encaminhados para comunidades terapêuticas para a reinserção social”, afirmou o parlamentar piauiense.

Como o senador Wellington presidiu a Comissão Temporária de Políticas Sociais sobre Álcool, Crack e outras Drogas no Senado Federal, ele foi convidado, junto com representantes e especialistas na área do dependente químico, para apresentar suas sugestões à proposta do Governo Federal.

Na próxima quinta-feira (26/07), o ministro Padilha deve iniciar reuniões com os Estados – começando pelo Piauí – para também ouvir os governadores sobre o tema. O governador Wilson Martins e sua equipe estarão em Brasília para a reunião com o ministro. Após essas audiências, a nova Política sobre Drogas será apresentada à presidenta Dilma Rousseff.

O senador piauiense também esteve com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e com o chefe de gabinete da presidenta Dilma Rousseff, Giles Azevedo, para tratar da reestruturação da Política sobre Drogas.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top