Situação dos trabalhadores em curtumes é muito grave, afirma Paim

A morte de quatro funcionários no curtume de Bataguassu, no estado do Mato Grosso, será discutida em audiência pública da Comissão de Direitos

Curtume é o nome dado ao local onde se processa o couro cru deixá-lo utilizável para a indústria e o atacado. Durante o tratamento das peles, há um processo químico do curtimento.

 “Nós queremos discutir esse assunto, porque esse tipo de produto é usado em todos os curtumes do Brasil e do mundo. Tem que haver uma preparação de quem vai trabalhar com esse produto da mais alta qualidade. Qualquer descuido pode levar dezenas de pessoas à morte”, explicou o senador Paulo Paim, presidente da CDH.

O acidente, que ocorreu no último dia 31, em Bataguassu, matou quatro trabalhadores e deixou outros 28 intoxicados. Segundo o corpo de bombeiros local, houve uma reação química com o ácido dicloro propiônico, no momento em que ele era descarregado no tanque. A reação química queimou todo o oxigênio do local, matando assim os trabalhadores. “Pelo que eu soube, acidentes deste tipo já ocorreram em diversos curtumes, inclusive envolvendo mortes”, lembrou o senador.

Vão participar da audiência representantes do Ministério da Saúde, dos trabalhadores do setor, Ministério do Trabalho e empresariado. Para o senador Paim, esse será o momento de construir sistemas de segurança que, efetivamente, protejam os trabalhadores do setor. “Vamos aprofundar o debate sobre uma situação, que é gravíssima, e até buscar outras alternativas para a limpeza de couro”, afirmou Paim.

A audiência pública será realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, às 9 horas.

Eunice Pinheiro

Ouça a íntegra da entrevista do senador Paulo Paim

{play}images/stories/audio/paim_curtumes.mp3{/play}

Clique com o botão direito do mouse para baixar o áudio  

Saiba mais sobre o acidente de Bataguassu


To top