Lula Livre

STF pede explicações à juíza que barrou visita de deputados a Lula

Lebbos considerou desnecessário que uma comissão de deputados federais fizessem uma vistoria para checar as condições da prisão do ex-presidente
:: Agência PT de Notícias7 de Maio de 2018 10:45

STF pede explicações à juíza que barrou visita de deputados a Lula

:: Agência PT de Notícias7 de Maio de 2018

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou com urgência informações à juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, sobre a decisão que barrou a visita de uma comissão de deputados ao ex-presidente Lula. Lebbos impediu que o grupo vistoriasse as condições da prisão do petista, sob o argumento de que é desnecessário. Por conta disso, a presidência da Câmara acionou o STF contra a magistrada.

“Em face da relevância da matéria e de seu significado para a ordem social e a segurança jurídica (nomeadamente o imprescindível respeito ao texto constitucional, às garantias procedimentais institucionais e às prerrogativas dos Poderes), (…) submete-se o processo diretamente ao plenário para a apreciação por parte do tribunal pleno do STF”, escreveu Fachin, na última quinta-feira (3).

Lebbos tem 3 dias para justificar a decisão que tomou. Depois desse prazo, Fachin deve intimar a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União para que se manifestem sobre o caso.

Confira a íntegra da matéria

Leia também