Suplicy lamentou a ausência de Robinho na lista de |
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aproveitou a divulgação da lista de jogadores brasileiros convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2014, nesta quarta-feira (7), e destacou que o esporte, especialmente o futebol, constitui, por excelência, uma forma de confraternização, de união entre os povos.
O petista lembrou como o ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela usou o esporte como ferramenta para combater o regime de segregação racial existente no país, conhecido como apartheid. Esse episódio inclusive inspirou um filme, produção norte-americana chamada Invictus.
Suplicy citou também aquilo que considera “um dos fenômenos mais importantes da história do futebol”, o Santos Futebol Clube, de Pelé, na década de 60. A presença do time brasileiro no continente africano fez parar duas guerras civis. Houve trégua nos combates no Congo e na Nigéria durante a passagem da delegação santista pelo continente, no começo de 1969.
O senador apresentou dados que apontam a realização da Copa do Mundo como oportunidade para o País. “Os únicos investimentos feitos exclusivamente por causa da Copa se limitam a R$8 bilhões, obras nos estádios. Desse total, o governo federal financiou R$4 bilhões por meio do crédito do BNDES”, explicou Suplicy. “O dinheiro volta com juros para os cofres do banco, a Copa se paga e o País sai ganhando”.
Convocação
O senador aproveitou a oportunidade para elogiar os 23 selecionados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, para o Mundial. Suplicy lembrou a difícil tarefa que o treinador da seleção tem para escolher seus jogadores. E confessou que gostaria de ver uma mudança na lista. “Eu gostaria de ver o Robinho ao lado do Neymar, mas compreendo os critérios do Felipão para convocar esses que ele avaliou que são os melhores craques hoje para defender a seleção brasileira”, disse o senador.
“Quero desejar a cada um desses jogadores, que vão ter enorme responsabilidade perante todos nós, que tenham o maior sucesso e, se possível, que conquistem a Copa do Mundo para o Brasil, fazendo com que possamos, 64 anos depois de termos sido derrotados no Maracanã, pelo Uruguai, não apenas chegar à final, mas conseguir vencer”, salientou.
Confira a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Júlio César (Toronto FC-CAN) e Victor (Atlético-MG).
Zagueiros: Dante (Bayern de Munique-ALE), David Luiz (Chelsea-ING), Henrique (Napoli-ITA) e Thiago Silva (Paris Saint Germain-FRA).
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Maicon (Roma-ITA), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Maxwell (Paris Saint Germain-FRA).
Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City-ING), Hernanes (Inter de Milão-ITA), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Oscar (Chelsea-ING), Paulinho (Tottenham-ING), Ramires (Chelsea-ING), Willian (Chelsea-ING).
Atacantes: Bernard (Shaktar Donetsk-UCR), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit-RUS), Jô (Atlético-MG), Neymar (Barcelona-ESP).
Leia mais:
Site oficial da Copa derruba mito sobre a construção de estádios