Suplicy destaca importância do esporte para união dos povos

Em dia de convocação da seleção, senador parabenizou Felipão pela escolha dos jogadores

Suplicy destaca importância do esporte para união dos povos

Suplicy lamentou a ausência de Robinho na lista de
Felipão, mas disse que compreende os critérios
do técnico

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) aproveitou a divulgação da lista de jogadores brasileiros convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2014, nesta quarta-feira (7), e destacou que o esporte, especialmente o futebol, constitui, por excelência, uma forma de confraternização, de união entre os povos.

O petista lembrou como o ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela usou o esporte como ferramenta para combater o regime de segregação racial existente no país, conhecido como apartheid. Esse episódio inclusive inspirou um filme, produção norte-americana chamada Invictus.

Suplicy citou também aquilo que considera “um dos fenômenos mais importantes da história do futebol”, o Santos Futebol Clube, de Pelé, na década de 60. A presença do time brasileiro no continente africano fez parar duas guerras civis. Houve trégua nos combates no Congo e na Nigéria durante a passagem da delegação santista pelo continente, no começo de 1969.

O senador apresentou dados que apontam a realização da Copa do Mundo como oportunidade para o País. “Os únicos investimentos feitos exclusivamente por causa da Copa se limitam a R$8 bilhões, obras nos estádios. Desse total, o governo federal financiou R$4 bilhões por meio do crédito do BNDES”, explicou Suplicy. “O dinheiro volta com juros para os cofres do banco, a Copa se paga e o País sai ganhando”.

Convocação
O senador aproveitou a oportunidade para elogiar os 23 selecionados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, para o Mundial. Suplicy lembrou a difícil tarefa que o treinador da seleção tem para escolher seus jogadores. E confessou que gostaria de ver uma mudança na lista. “Eu gostaria de ver o Robinho ao lado do Neymar, mas compreendo os critérios do Felipão para convocar esses que ele avaliou que são os melhores craques hoje para defender a seleção brasileira”, disse o senador.

“Quero desejar a cada um desses jogadores, que vão ter enorme responsabilidade perante todos nós, que tenham o maior sucesso e, se possível, que conquistem a Copa do Mundo para o Brasil, fazendo com que possamos, 64 anos depois de termos sido derrotados no Maracanã, pelo Uruguai, não apenas chegar à final, mas conseguir vencer”, salientou.

Confira a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Júlio César (Toronto FC-CAN) e Victor (Atlético-MG).

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique-ALE), David Luiz (Chelsea-ING), Henrique (Napoli-ITA) e Thiago Silva (Paris Saint Germain-FRA).

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Maicon (Roma-ITA), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Maxwell (Paris Saint Germain-FRA).

Meio-campistas: Fernandinho (Manchester City-ING), Hernanes (Inter de Milão-ITA), Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Oscar (Chelsea-ING), Paulinho (Tottenham-ING), Ramires (Chelsea-ING), Willian (Chelsea-ING).

Atacantes: Bernard (Shaktar Donetsk-UCR), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit-RUS), Jô (Atlético-MG), Neymar (Barcelona-ESP).

Leia mais:

Site oficial da Copa derruba mito sobre a construção de estádios

Humberto Costa celebra Copa no Brasil e refuta pessimistas

To top