Fabiano Contarato

Tentativa de golpe resulta de anos de ataque à democracia

Para o senador Fabiano Contarato, as investigações da CPMI vão mostrar que ex-presidente e vários de seus ministros e apoiadores são partícipes do atentado aos Três Poderes
Tentativa de golpe resulta de anos de ataque à democracia

Foto: Alessandro Dantas

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), afirmou em entrevista à CNN Brasil, na quarta-feira (31), que a tentativa de golpe realizada em 8 de janeiro foi fruto de quatro anos de ataque à democracia praticado por Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

Contarato, que é membro da CPMI do Golpe, instalada no último dia 25 para investigar o atentado, disse também esperar que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito identifique não só aqueles que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, mas todos que colaboraram de alguma forma para a realização do crime.

“Nós temos que entender que no dia 8 de janeiro, com oito dias de governo do presidente Lula, esse ápice, aquela eclosão, foi fruto e reflexo de um comportamento originário de quatro anos de ataque à democracia”, afirmou.

O senador lembrou que antes do 8 de Janeiro, uma série de ações ajudaram a dar forma à tentativa de golpe, como os acampamentos em frente a quartéis, a tentativa de explodir uma bomba no aeroporto de Brasília e devieras declarações feitas por Jair Bolsonaro e parlamentares que o apoiam.

“Parlamentares e o próprio ex-presidente Bolsonaro sempre falaram que supremo é o povo e que, para fechar o Supremo, bastariam um cabo e um soldado. E que o presidente Lula, se eleito, não subiria a rampa”, recordou.

Confira a íntegra da matéria

 

To top