Tombini: PIB cresceu ao ritmo superior a 6% no segundo trimestre

Crescimento do País vem sendo gradual, com destaque para produção de bens de capital. O 1º semestre mostrou vários aspectos positivos.

Tombini: PIB cresceu ao ritmo superior a 6% no segundo trimestre

Alexandre Tombini destacou a produção
industrial de bens de capital (Agência Brasil)

O crescimento da economia brasileira tem se materializado de forma gradual, destacando o desempenho da produção de bens de capital, ligados ao investimento, afirmou nesta quarta-feira (23) o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante encontro com mais de 70 investidores na Cingapura.

Segundo ele, o primeiro semestre apresentou diversos aspectos positivos, com o produto interno bruto (PIB) crescendo ao ritmo superior a 6%, em termos anualizados, no segundo trimestre.

Tombini apresentou um panorama geral sobre a economia brasileira e as oportunidades de investimentos em nosso país aos investidores, destacando que a consolidação da trajetória positiva da economia como um todo, e para o investimento em particular, passa pelo fortalecimento da confiança das empresas e das famílias, que mostra recuperação no período mais recente.

O presidente do BC também reafirmou que a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a mitigar riscos à frente e contribuir para o declino da inflação no horizonte relevante do regime de metas.

Segundo ele, o programa de leilões de swap cambial e de venda de dólares com compromisso de recompra tem sido bem sucedido e contribuído para conferir previsibilidade na oferta de proteção cambial aos agentes econômicos durante esse período de transição da economia internacional.

Por fim, Tombini destacou também as reformas realizadas pelo governo para ampliar a produtividade e a competitividade da economia brasileira, o amplo programa de investimento em logística, com concessões de aeroportos, rodovias, portos e ferrovias, bem como as oportunidades no âmbito da exploração do pré-sal.

Em relação a esse último ponto, Alexandre Tombini mencionou o sucesso do leilão do campo de Libra, realizado na última segunda-feira. Na avaliação do presidente do Banco Central, todas essas iniciativas criam condições para a expansão dos investimentos no Brasil e, consequentemente, do produto interno bruto (PIB) potencial nos próximos anos.

Banco Central

To top