verdadeira independência

Verdadeira independência virá com efetivação de direitos básicos

Senadores do PT apontam que a verdadeira independência do Brasil só se tornará possível com a efetivação de direitos básicos e oportunidades reais para todos os cidadãos
Verdadeira independência virá com efetivação de direitos básicos

Foto: Alessandro Dantas

O Brasil completou nesta semana 198 anos da declaração de sua independência. Desde então, um processo histórico de libertação do povo brasileiro teve início com avanços e retrocessos que ainda hoje, em pleno século XXI, impedem o rompimento de um sistema baseado na consolidação e manutenção de privilégios de uma elite entreguista e escravocrata.

Na avaliação dos senadores do PT, a verdadeira independência do Brasil só se tornará possível com a efetivação de direitos básicos e oportunidades reais para as pessoas.

“Lutamos por um Brasil livre e soberano. Por uma pátria que não entregue suas riquezas e nem explore seu povo. Nossa luta pela independência é permanente”, destacou o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apontou que independência significa a defesa do patrimônio nacional, o fortalecimento da democracia e da soberania do Brasil. Além disso, um projeto de País verdadeiramente independente deve contemplar o de desenvolvimento sustentável da economia, meio ambiente e da área social.

“Independência é com efetivação de direitos básicos e oportunidades reais para todas as pessoas, por meio de políticas públicas capazes de consolidar uma rede de proteção social com foco na distribuição de renda e na redução das desigualdades”, enfatizou Wagner.

O senador também apontou que a verdadeira independência se dará com um projeto que priorize a saúde pública com um SUS forte e respeito à ciência e à pesquisa e educação pública de qualidade. “É um país mais seguro, com crianças e jovens protegidos e onde todos e todas tenham oportunidades”, completou.

Já o senador Paulo Rocha (PT-PA) destacou o papel fundamental da população na construção de um projeto de fortalecimento da democracia e de uma nação independente com foco na promoção da igualdade, prosperidade e justiça social.

“Soberania nacional, democracia, poder do povo. Lembre-se, esta nação é sua e o poder emana de você”, enfatizou o senador.

To top