Viana: Acre é só ponto de passagem para haitianos

Senador refuta acusações de que governador Tião Viana estaria exportando refugiados

Viana: Acre é só ponto de passagem para haitianos

Viana esclareceu que governo do Acre se
esforça para acolher migrantes do Caribe
que chegam ao Brasil em busca de trabalho

Bombardeado por notícias inverídicas e acusações preconceituosas vindas de desinformados, o governo do Acre, que há três anos e meio lida com a massiva entrada de imigrantes vindos do Haiti, é novamente alvo de onda de críticas. Dessa vez, as fontes são jornais brasileiros e autoridades estaduais paulistas que lidam com o problema como se ele tivesse começado há uma semana.

Inconformado com as críticas, que reverberaram no último fim de semana na coluna do jornalista Elio Gaspari, o senador Jorge Viana (PT-AC), em pronunciamento em plenário, pediu à imprensa e às autoridades que não cometam mais injustiças. Gaspari, em sua coluna publicada pelos jornais O Globo e Folha de São Paulo, acusou o governador de “desovar” haitianos em São Paulo, “sem aviso prévio”.

O recente desembarque de 400 haitianos em São Paulo motivou reações, inclusive protestos de representantes do governo paulista. A secretária de Justiça e Defesa da Cidadania do estado, Eloísa Arruda, chegou a dizer que Tião Viana estaria agindo como “coiote”, ou seja, traficante ilegal de imigrantes.

“O que dizem não é verdade. Não há uma ação deliberada do governo de empilhar haitianos dentro de ônibus e despachar para São Paulo”, esclareceu Viana, que reclamou dos termos injustos usados contra o governo e o governador. “Nós praticamente não temos haitianos no estado; o Acre, para eles, é apenas um ponto de passagem, de onde eles partem para encontrar parentes que já estão no Brasil”, destacou Viana.

O senador fez questão de enfatizar que, desde 2010, o governo do Acre lida com a entrada de imigrantes vindos do Haiti depois de percorrer um longo trajeto. “Por que ninguém reclamou dos outros 2,7 mil haitianos que já foram para outros estados, a maioria no Sul?”, questionou Viana.

Quanto aos paulistas, o senador fez um alerta: “Se eles estão reclamando de 400, que se preparem para receber milhares”. Viana destacou que, a cada dia, pelo menos cem haitianos chegam ao Acre, dispostos a trabalhar no País. E assegurou que os imigrantes são acolhidos pelo governo do estado. “E não pela igreja”, discursou, numa clara alfinetada ao governo paulistano, que repassou a igrejas e entidades de assistência o ônus de abrigar e alimentar os estrangeiros.

“Alguém consegue conceber que um governo de estado deixe de receber, acolher e abrigar um imigrante que chega de um país abalado por uma tragédia?”, questionou, referindo-se ao terremoto que praticamente destruiu o Haiti em 2010.

Sobre a migração para outros estados, Jorge Viana recordou que a Constituição garante a qualquer cidadão que esteja no Brasil – brasileiro ou estrangeiro – o direito de ir e vir. “O que está parecendo é que São Paulo precisa ser avisado antes”, ironizou.

Giselle Chassot

Leia mais:

Viana: temos que evitar uma tragédia em Brasiléia

Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti

Viana chama atenção para situação de haitianos no Acre

Aníbal diz que situação dos haitianos chegou ao limite

Regularizada a permanência de 909 imigrantes ilegais abrigados no Acre


To top