pedido de informação

Wagner quer explicações sobre ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA

Reportagem de sites investigativos dos Estados Unidos associam o filho de Jair Bolsonaro à tentativa de golpe nos Estados Unidos, no último dia 6 de janeiro
Wagner quer explicações sobre ida de Eduardo Bolsonaro aos EUA

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, nesta segunda-feira (08), requerimento cobrando do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo,  informações documentadas acerca da viagem do deputado Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos.

Reportagem de sites investigativos dos Estados Unidos associam o filho de Jair Bolsonaro à tentativa de golpe nos Estados Unidos, no último dia 6 de janeiro. Na oportunidade, apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram a sede do Poder Legislativo em protesto ao resultado das eleições presidenciais.

Segundo matéria assinada pelo jornalista Seth Abramson, no site Proof, de jornalismo investigativo, Michael Lindell, doador da campanha de Trump e CEO da empresa MyPillow (que participou da reunião) teria afirmado, em 6 de janeiro, um dia após o encontro, de que ele havia se encontrado, na noite anterior, horário do meeting, com “um dos filhos do presidente Bolsonaro”. Tal informação levanta a suspeita de que o deputado Eduardo Bolsonaro possa ter participado da reunião “insurrecionista”.

“As informações solicitadas visam lançar luzes sobre essa obscura e ilegal conspiração contra a democracia, de forma a contribuir com a justiça dos EUA e determinar qual a possível participação do governo brasileiro, se existente, no triste e vergonhoso episódio”, diz o senador Jaques Wagner, na justificação do requerimento.

Dentre os questionamentos, enviados ao ministro das Relações Exteriores, estão o tipo de apoio que a Embaixada do Brasil em Washington deu à viagem do deputado. O senador quer saber se a embaixada contribuiu para organizar a agenda da viagem e se articulou a possível participação de Eduardo Bolsonaro na referida reunião.

Confira a íntegra do requerimento

To top