Walter Pinheiro defende instalação de CPI mista sobre Carlinhos Cachoeira

O senador explicou que a abertura de uma CPI mista servirá para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar possa ter acesso aos documentos da investigação  em poder do STF.

Walter Pinheiro defende instalação de CPI mista sobre Carlinhos Cachoeira

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Walter Pinheiro (BA), defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), formada por deputados e senadores, para investigar as relações mantidas pelo contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com parlamentares de diversos partidos, de acordo com as informações da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que estão sendo vazadas pela imprensa. “A CPI não vai ser exclusiva para investigar o senador Demóstenes Torres. Isso caberá ao Conselho de Ética”, disse o líder.

Em entrevista coletiva à imprensa, Pinheiro explicou que a abertura de uma CPI mista servirá para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar possa ter acesso aos documentos da investigação em poder do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, o Supremo encaminhou à presidência do Senado ofício em que justifica a negativa em ceder cópias da documentação por se tratar de uma investigação que corre em segredo de Justiça.  Uma CPI seria a alternativa para acessar a documentação.

Desta forma, até a tarde desta terça-feira (10/04) Pinheiro espera receber o aval dos partidos políticos ao texto em que pede a abertura da CPI mista, para iniciar imediatamente a coleta de assinaturas – 27 assinaturas de senadores e 171 assinaturas de deputados. De acordo com as regras, uma CPI deve ter um objetivo na sua investigação, daí Pinheiro ter submetido aos partidos o texto.

A CPI mista, nesse caso, servirá para que os deputados investiguem as relações de deputados com o contraventor Carlinhos Cachoeira. E o mesmo vale para os senadores, porque a regra não permite que um deputado investigue um senador e nem um senador investigue um deputado.

“Estamos conversando com a Câmara para fazer uma CPI mista, embora já exista um pedido de abertura de CPI com as assinaturas colhidas. Para que não haja qualquer prejuízo e os deputados sejam obrigados a retirar as assinaturas ou até pela dificuldade de colher novas para a CPI mista, se isso se verificar nós optaremos por uma CPI no Senado e outra na Câmara”, disse Pinheiro.

O líder sublinhou que o objeto central das investigações não será o jogo ilegal, com tem sido divulgado pela imprensa, até porque o Congresso Nacional já teve uma CPI sobre os Bingos. O objetivo central da CPI mista tende a focar nas relações do contraventor com os parlamentares.

Conselho de Ética

Sobre a instalação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na tarde desta terça-feira, Pinheiro disse que os líderes partidários decidiram escolher o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) por ser o mais idoso. Com isso, ainda hoje Valadares poderá fazer a leitura da representação do PSOL e do PDT contra o senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM) por conta de sua estreita relação com Carlinhos Cachoeira.

Caberá a Valadares decidir pela notificação ou não de Demóstenes. Ao admitir a representação, poderá sortear ainda hoje o nome do senador que fará o relatório preliminar do pedido de cassação do mandado do senador que até pouco tempo ilustrava sua biografia como o parlamentar que mais combatia a corrupção no Brasil.

Marcello Antunes

Leia também:

Destino de Demóstenes começará a ser definido hoje

Sem acesso aos documentos, PT quer CPI para investigar Cachoeira

To top