Wellington aponta mentiras em matéria veiculada pelo UOL

Líder  lamentou reportagem que confundiu rato com roedores silvestres que servem de alimento em várias regiões do Brasil.  

O líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), classificou como “depreciativa” uma matéria veiculada pelo UOL no último domingo (10), quando se noticiou que famílias da cidade Assunção, na fronteira do Piauí com o Ceará, em pleno sertão nordestino, estavam se alimentando de ratos rabujos – os mesmos que vivem nas cidades, transmitindo várias doenças – para complementar a dieta. O texto da reportagem induzia que os moradores estavam sendo obrigados a comer os ratos, em decorrência das dificuldades de se conseguir alimento por causa da seca que aflige a região há muitos meses. Para dar contornos de realidade, a edição do portal, que pertence ao mesmo grupo empresarial que edita a Folha de S.Paulo, incluiu uma foto antiga de um morador armando uma arapuca para  apreender pequenos animais. Tudo mentira, ficção da repórter que assina a “reportagem”, que traz – inclusive – uma moradora do distrito de Brejinho – Francisca Ramos da Silva – que ninguém conhece.

“A população está indignada pelo que foi colocado, inclusive com fotografias que nem são na cidade, com depoimentos de pessoas que não moram naquele município”, destacou Wellington Dias da tribuna, ao tratar da onda de indignação que tomou conta da região. O líder acrescentou ainda que a região focalizada na reportagem é uma  importante produtora de feijão do Piauí. “Este ano, a região foi, sim, atingida por essa irregularidade de chuvas. Porém, as pessoas lá têm mantido o seu hábito alimentar, com as condições das três refeições por dia”, disse.

Wellington ainda relatou trecho da carta enviada pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assunção, Caetano Silva, onde ele  aponta as inverdades da matéria veiculada pelo UOL:

1° – A foto usada na matéria não pertence a nenhum dos moradores de Assunção do Piauí [é uma cidadezinha pequena], muito menos em Brejinho, onde conheço todos os habitantes deste município.

2° – No Brejinho, [povoado] de Assunção do Piauí, não existe nenhuma pessoa de nome “Francisca Ramos da Silva”. (como veiculado na reportagem).

3° – Na comunidade Brejinho, neste município, mais de 18 hectares de terras são embrejadas (alagadas) e há plantações de macaxeiras, bananas, mamão, coco, manga, cana-de-açúcar e outras [160 hectares, melhor dizendo] fruteiras. Além do mais todas as famílias [hoje] são [amparadas por Programas Sociais ou são assalariados, ou são servidores públicos, ou aposentados, ou recebem] pensão por morte [e, mesmo os que não têm renda, são protegidos pelas outras pessoas]. Além do mais, [essas pessoas sobrevivem do que trabalham].

Segundo Wellington, “o que Caetano Silva e os habitantes de Assunção desejam é que,  ao publicar uma matéria com essa, um órgão de jornalismo respeitado como o UOL, deveria  fazê-la com a verdade”.

“O Piauí está aberto a todas as verdades. Nós queremos escancarar para que todos tenham acesso a todas as informações. Agora, a forma como apresentam, enfim, é de forma pejorativa, de forma muito ruim. E eu lamento”, finalizou.

Rafael Noronha

 

 

To top