Wellington pede cumprimento de programa de investimentos em energia

Wellington pede cumprimento de programa de investimentos em energia

Senador piauiense espera pelas medidas asseguradas pelo governo federal para sanear empresa elétrica do estado

Wellington: prosperidade do interior do Piauí
depende da eletricidade

O estado do Piauí precisa de novos investimentos no setor elétrico para dar continuidade ao processo iniciado no governo do presidente Lula, que já levou energia à maioria das moradias rurais e contribuiu para que a economia local recebesse um impulso capaz de colocá-la entre as que mais cresceram, em todo o Brasil, na última década. A reflexão é do senador Wellington Dias (PT-PI) que, em pronunciamento ao plenário nesta terça-feira (29), expressou sua expectativa quanto ao anúncio das providências asseguradas pela presidenta Dilma para solucionar as dificuldades financeiras e de gestão da Cepisa, a empresa distribuidora de energia elétrica do estado.

Wellington relatou que a Cepisa chegou a ser oferecida em um leilão de privatização, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “mas ela estava tão depauperada que sequer apareceram interessados”. A solução encontrada, já no governo Lula, foi federalizar a empresa, incorporando-a ao Sistema Eletrobras, que, até então, tratava exclusivamente da geração de energia e, por meio da aquisição de algumas empresas estaduais, passou a atuar também no campo da distribuição. “Foram feitos os necessários investimentos e o panorama do acesso à energia elétrica no Piauí mudou”, testemunhou Wellington, que foi governador do estado por dois mandatos (2003/2006 e 2007/2010).

Segundo o senador, foi o programa Luz Para Todos, do governo federal, executado localmente pela Cepisa, quem começou a mudar a face da eletrificação no estado. “Até então, tínhamos 80% das moradias rurais iluminadas pelas lamparinas de querosene”, relatou. Hoje, o quadro é outro: restam apenas 11 mil residências rurais sem acesso à energia elétrica e a meta é completar a universalização do serviço até o final de 2014, quando será encerrado o Luz Para Todos. Para que esse processo prossiga, o Piauí reivindica novos investimentos, da ordem de R$ 140 milhões, como parte do “bolo” de cerca de R$ 1 bilhão que está para ser liberado pelo governo federal para o setor.

To top