Wellington: prefeitos devem aproveitar ao máximo parceria com União

O senador alerta que é necessário que os novos gestores “façam sua lição de casa e compreendam cada programa oferecido pelo Governo Federal”. 

wellington290113Animado com o anúncio de que o Governo Federal vai disponibilizar novos recursos para obras essenciais em municípios brasileiros, o senador Wellington Dias (PT-PI) fez um alerta aos novos chefes de executivo locais: “Eles precisam estar atentos à sistemática de parcerias, convênios para obras, programas e serviços entre estados, municípios e União. Compreender essa lógica é essencial para assegurar que as verbas disponíveis cheguem de fato aos municípios e que as novas obras possam beneficiar a população”, avaliou o senador.

Ele lembrou que a sistemática para a liberação desses recursos está muito mais ágil. “No passado, era necessário apresentar uma série de papéis com projetos para iniciar um processo de convênio. Hoje, tudo é feito por meio da Internet”, disse. Ainda assim, o senador alerta que é necessário que os novos gestores “façam sua lição de casa e compreendam cada programa oferecido pelo Governo Federal”.

“No Piauí, de 224 municípios, no mandato passado, no máximo 30 compreenderam a mudança nessa relação com a União e tiveram bom êxito”, exemplificou. E deu um conselho aos novos prefeitos: “É preciso investir numa equipe competente, capaz de dominar todos os programas e metas do Governo para que possam elaborar bons projetos. Assim, eles terão bons resultados em suas administrações”.

Nessa segunda-feira (28), durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, a presidenta Dilma Rousseff fez um resumo das suas prioridades. “Ela sabe o que quer fazer em cada município do Brasil. Cabe, agora, aos gestores dominarem bem cada programa oferecido pelo Governo Federal, insistiu Wellington.

Ao abrir o evento em Brasília, Dilma anunciou a destinação de mais R$ R$ 66,8 bilhões para novos investimentos nas cidades brasileiras.

Durante seu discurso, falando dos desafios na gestão administrativa, a presidenta Dilma fez um apelo aos prefeitos cobrando atenção para com as obras atrasadas e paralisadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): “Vou fazer um chamamento. Há obras paradas e atrasadas ou outras que nem começaram. Precisamos superar esta situação e acelerar. Não há contingenciamento de recursos do PAC. Há todas as condições para levar as obras com velocidade”, ressaltou.

Giselle Chassot

 

Leia mais: 

Ana Rita: prefeitos se impressionaram com discurso de Dilma

 

Dilma: temos de assegurar que a tragédia jamais se repetir

 


To top