Aníbal Diniz: “ações do governo incomodam oposição”

A redução do custo da energia elétrica, anunciada pela presidenta Dilma Rousseff na última quinta-feira (06/09), terá impactos determinantes e duradouros no crescimento do País, abrindo espaço para que o Brasil tenha ganhos em eficiência e produtividade.  A avaliação é do senador Aníbal Diniz (PT-AC) que, nesta segunda-feira (10/09) ocupou a tribuna do Senado para rebater as acusações da oposição de que a medida seria eleitoreira.

“Senti, pelo pronunciamento do líder da oposição, um certo desconforto, um certo incômodo da oposição pelo anúncio feito no pronunciamento da Presidenta Dilma. A oposição se sente como que no direito de impor a sua agenda, de impor as datas em que ela deve se pronunciar, e também de impor a ela o conteúdo dos seus pronunciamentos”, disse, logo depois de o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR) atacar  o pronunciamento de Dilma,  classificando-o de “vazio, marcado pela insinceridade, pelo ufanismo, por ataques à gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso,pela falta de novidade e cheio de novas promessas”.

Aníbal Diniz reafirmou sua convicção de que a presidenta Dilma está no caminho certo. “A equipe econômica do Governo está agindo de maneira correta ao priorizar a redução de taxas, tarifas e impostos, a redução de juros para fortalecer a indústria nacional, fortalecer o setor produtivo, facilitar o acesso ao crédito para o pequeno produtor e, ao mesmo tempo, contribuir para a manutenção dos empregos gerados no Brasil e contribuir para a geração de milhares de novos empregos em todos os Estados brasileiros”, disse. De acordo com o senador, o corte nas tarifas ,que chegará a 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para o setor produtivo, “é um caminho para a recuperação da indústria e isso significa abrir caminho para mais desenvolvimento. Os detalhamentos técnicos das medidas para a redução da energia devem ser apresentados nesta terça-feira (11/09).

Durante seu discurso, Aníbal Diniz lembrou que tarifas de energia elétrica mais baratas possibilitam a redução de preços para o consumidor brasileiro, a redução dos preços para os produtos de exportação e, também, criam incentivos ao setor industrial, evitando demissões de empregados e preservando o emprego de milhões de brasileiros. “E, principalmente, a redução das tarifas de energia deverá, já nos próximos anos, pavimentar um novo salto de desenvolvimento do País para as próximas décadas”, previu.

Ele ressaltou ainda que o alto custo da tarifa elétrica e das cargas tributárias é um entrave à competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo e também um item de peso na conta do consumidor individual. “Vale lembrar que o clamor quanto ao preço da energia elétrica atinge brasileiros de todos os estados da União”, disse.

O senador ainda lembrou que o Governo Federal tem feito grandes investimentos na área de energia e afirmou que 40 mil famílias já foram atendidas pelo programa Luz para Todos no Acre.

Com informações da Agência Senado

To top