54% dos inscritos no Enem, pós-Lei de Cotas, são negros e índios

Essa proporção fica próxima à realidade da população em geral, em que esses grupos correspondem a 51% do total de brasileiros.

Nova lei exige o mínimo de 12,5% das vagas em federais para alunos da rede pública no próximo ano e leva em conta a renda familiar e a cor da pele. Dentre os alunos que terminam o ensino médio neste ano, 1,2 milhão poderão concorrer às vagas por meio do sistema de cotas.

Na primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após a aprovação e regulamentação da Lei de Cotas, 54% dos inscritos na avaliação são pretos, pardos e indígenas. Essa proporção fica próxima à realidade da população em geral, em que esses grupos correspondem a 51% do total de brasileiros.

A aplicação exame ocorre no próximo final de semana, dias 3 e 4, com 5.791.290 inscritos, tornando-se a maior edição do Enem. Atualmente, a nota do exame é o caminho de ingresso para quase todas as universidades e institutos federais.

Entre os 5,7 milhões de inscritos, 1,5 milhão terminou este ano o ensino médio. Desse grupo, 80% (mais de 1,2 milhão) vêm da escola pública e poderão se beneficiar da reserva de vagas que a lei garante.

Em 2013, a lei determina que 12,5% das vagas nas universidades federais deverão ser ocupadas por alunos da rede pública. Em quatro anos, a taxa deve chegar a 50% das vagas oferecidas. Além de o candidato ter estudado todo o ensino médio no sistema público de ensino para concorrer às vagas através do sistema de cotas oferecidas pelas universidades, eles também precisam se enquadrar na exigência de renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, além do critério racial.

UFRJ disponibilizará 30% das vagas para cotistas
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou, na ultima sexta-feira (26/10), o edital de acesso aos cursos de graduação para 2013. No total, serão oferecidas 9.231 vagas que serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oriundas do Enem, nos dois semestres do próximo ano.

Desse total de vagas, 30% serão ocupadas na modalidade “ação afirmativa” em atendimento à lei de cotas. Serão oferecidas 2.811 vagas para alunos egressos do ensino médio de escolas públicas. Destas, 50% será destinada a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Com informações de agências de notícias

Leia mais:
Cotas sociais: Mercadante cobra política de acolhimento

Paim defende ações afirmativas na educação e no serviço público
 

Na mídia: Elio Gaspari destaca eficiência das ações afirmativas
 

Ana Rita exalta regulamentação das cotas em universidades
 

Portaria esclarece como será aplicada a Lei de Cotas
 

Discurso vazio contra as cotas não resiste aos números

To top