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Efeito Lula: em 12 meses, consumo nos supermercados cresce quase 8%

De acordo com estudo da Kantar, condições macroeconômicas explicam resultado, que confirma a afirmação do presidente de que o país retomou o rumo do crescimento

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Efeito Lula: em 12 meses, consumo nos supermercados cresce quase 8%

Com o governo Lula, a economia voltou a girar, resultados beneficiam famílias, empresários e todos os brasileiros

Com a inflação sob controle e o emprego e a renda em alta, as famílias brasileiras ampliaram o consumo nos supermercados. É o que afirma o estudo Consumer Insights Q1 2024, confeccionado pela consultoria britânica Kantar. Nos últimos 12 meses, houve aumento  de 7,8% nos produtos colocados dentro do carrinho. Esse resultado se soma a outros indicativos de que a economia brasileira retomou o rumo do crescimento, como tem reiterado o presidente Lula em seus discursos.

Alimentos sob a categoria “sabor e prazer” apresentaram a maior alta no período coberto pela Kantar, com destaque para bazar (+9,9%), bebidas (+9,4%), doces (+9,3%), salgado (7,7%) e higiene e beleza (5,3%). “A menor inflação, o baixo desemprego e as iniciativas do governo de fortalecimento de renda das classes mais baixas favoreceram o crescimento de categorias menos priorizadas”, reconhece Renan Morais, diretor de contas da Kantar.

A diminuição do endividamento das famílias constitui também fator determinante para o incremento do consumo nos supermercados, afirma a Kantar, mesmo com o país ainda praticando a segunda maior taxa de juros do mundo. Graças ao programa Desenrola, do governo federal, R$ 53,07 bilhões em dívidas puderam ser quitadas desde 2023, beneficiando mais de 15 milhões de pessoas.

“Estamos observando que as classes C, D e E estão acessando mais categorias como chocolates, salgadinhos de pacote, refrigerantes e cervejas. Há uma busca maior por essas categorias, que anteriormente tinham um papel mais complementar na cesta de compras”, explica Morais.

Geração de emprego e renda alavanca faturamento de bares e restaurantes

Consumo fora de casa

De acordo com a consultoria britânica, a população brasileira ampliou ainda o consumo fora de casa. No primeiro trimestre de 2024, a Kantar contabilizou alta de 34%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, com crescimento de 14% em unidades e de 31%, em ocasiões de consumo.

Nesse quesito, o consumo de _fast food_ (+9,7%) se mantém no topo, seguido pelas baladas (+4,2%). Bebidas não alcoólicas (4%), doces (3,5%) e bebidas alcoólicas (3%) destacam-se entre os produtos prediletos dos consumidores. Nos últimos dois anos, a Kantar contabilizou aumento de 60% nos pedidos por meio de aplicativo de entrega, especialmente itens de menor desembolso.

Com renda maior e inflação menor, famílias passam a comer mais carnes, iogurtes e chocolates

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