Homenagem

Aprovada inscrição de Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis da Pátria

Caso não haja recurso para votação em plenário, proposta relatada pelo senador Paulo Paim seguirá para sanção presidencial

Alessandro Dantas

Aprovada inscrição de Darcy Ribeiro no Livro dos Heróis da Pátria

Paulo Paim foi o relator da proposta na Comissão de Educação do Senado

Darcy Ribeiro pode ser o mais novo nome a ser inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Projeto de lei com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (15/10) na Comissão de Educação (CE) do Senado. Se não for apresentado recurso para votação no plenário, a proposta seguirá para sanção da Presidência da República. O PL 5.894/2019 recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS).

Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG). Educador, antropólogo e político, ele foi uma das figuras mais proeminentes na defesa da educação e da cultura no país.

Além de professor e pesquisador, exerceu os cargos de ministro-chefe da Casa Civil do governo de João Goulart e de vice-governador do Rio de Janeiro — quando se engajou na implementação de reformas voltadas à democratização do acesso ao ensino.

Entre 1995 e 1999, representou o estado do Rio de Janeiro no Senado, período em que se destacou como uma voz eloquente em prol das causas que visavam à melhoria do sistema educacional brasileiro. Ele foi, inclusive, relator do projeto de lei que resultou na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), também chamada de Lei Darcy Ribeiro.

Entre 1995 e 1999, Darcy Ribeiro representou o estado do Rio de Janeiro no Senado. Foto: Celio Azevedo/Senado Federal

O senador Paulo Paim ressaltou que o homenageado foi um incansável defensor dos direitos dos povos indígenas, reconhecendo a importância de suas culturas e saberes ancestrais.

“A obra O Povo Brasileiro, de sua autoria, é uma reflexão profunda e erudita sobre a identidade nacional, contribuindo para um entendimento mais abrangente da diversidade cultural que compõe o Brasil”, disse Paim.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria registra, em páginas feitas de aço, o nome de brasileiros que tenham dedicado suas vidas na defesa e na construção do país. O livro está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Com informações da Agência Senado

To top